O desembargador Paulo Velten, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, tomará posse como governador interino do Estado nesta quarta-feira (1º), sem data definida para deixar o cargo.
A substituição por período indeterminado ocorre devido o chefe do Executivo, Carlos Brandão (PSB), ainda se encontrar em processo de recuperação de uma cirurgia cercada de mistérios, apesar do interesse público no caso por envolver o mandatário.
Pela linha de sucessão, o presidente da Assembleia Legislativa maranhense, Othelino Neto (PCdoB), teria preferência para substituir Brandão. Contudo, por força da legislação eleitoral, se assumisse o comando do Executivo agora, ele não poderia disputar a eleição deste ano.
Além disso, Othelino está em viajem fora do estado, em agenda pessoal, desde antes do comunicado de afastamento temporário de Carlos Brandão.
Será a primeira vez que Velten estará à frente do Palácio dos Leões. Ele tomou posse como presidente do TJ-MA no dia 29 de abril.
Segundo a agenda divulgada pela Secretaria de Comunicação do Estado, o primeiro compromisso de Paulo Velten como governador do Maranhão será a entrega de títulos de regularização fundiária no bairro da Vila Palmeira, logo após tomar posse do cargo.
Também hoje, no período da tarde, o governador em exercício participará, no município de Raposa, da inauguração do Colégio Militar Tiradentes XII, e realizará visitas técnicas em obras de infraestrutura. Em seguida, participará da cerimônia de posse do novo chefe da DPE (Defensoria Pública do Estado), Gabriel Santana Furtado Soares, pelo biênio 2022-2024.
Atual7