O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) foi confirmado para assumir o comando do Ministério das Comunicações, após a saída de Juscelino Filho, que retorna à Câmara dos Deputados. A decisão foi tomada em meio à crescente pressão sobre Juscelino, denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto desvio de emendas parlamentares.
O ex-ministro comunicou oficialmente seu afastamento do cargo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta última terça-feira, 9, para se dedicar a sua defesa. Seus advogados classificaram a divulgação como um possível retorno ao “punitivismo” e destacaram que a denúncia, por si só, não representa culpa. Lembrando que os fatos investigados dizem respeito ao período em que o Juscelino era deputado federal, sem relação com sua atuação à frente do ministério da Comunicações.
Escolha de Pedro Lucas – A articulação para a troca no comando da pasta ocorreu durante um almoço na residência do presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, que reuniu lideranças do partido e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT). Segundo fontes de O INFORMANTE, o encontro já estava agendado antes mesmo da divulgação da denúncia contra Juscelino pela imprensa.
O atual líder do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas foi o nome de consenso dentro do partido e no Palácio do Planalto, o que contribuiu para sua escolha.
Trajetória – Desde fevereiro de 2025, Pedro Lucas Fernandes atua como líder do União Brasil na Câmara dos Deputados. Antes disso, ocupou por dois anos o cargo de vice-líder do governo no Congresso Nacional, desde fevereiro de 2023.
Durante seu mandato, teve participação ativa em comissões especiais e externas, entre elas a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o derramamento de óleo no litoral do Nordeste, da qual fez parte entre 2019 e 2021.
Mais recentemente, Pedro Lucas integrou a comitiva presidencial em uma viagem à Ásia, acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros e parlamentares.