A Prefeitura de Peritoró-MA, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo , promoveu na manhã desta quarta-feira (18/07) uma audiência pública, para discutir mecanismos e ações emergenciais contra o alto índice de queimadas que vêm ocorrendo no município e região. Um problema que ano após ano vem se repetindo e causando um grande impacto ao meio ambiente.
Encontro aconteceu no Centro Paroquial e contou com a presença do Prefeito Pe. Jozias, Salazar, comandante da Polícia Militar de Peritoró, vereador Naldo Lisboa, Marcos Aurélio, técnico do Ibama, Antonio Moura, presidente do sindicato dos produtores rurais de Peritoró, Bruno Oliveira, advogado do município, Gerson Pinheiro, secretário de Estado, Eurico, representante da Associação da preferiria de saúde do Maranhão, bem como toda a equipe que integra a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Vale ressaltar que todos os participantes de maneira significativa apontaram medidas e até mesmo soluções que têm como meta solucionar ou pelo menos diminuir essa problemática.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Jesusmar Aurino, a audiência atende uma demanda antiga da população “ esse problema com as queimadas não é de agora, nós sabemos dos prejuízos que esse problema vem causando a nossa população ano após anos, então esperamos aqui hoje junto com os presentes levantarmos algumas ideias e questionamentos que solucionem ou pelo menos contribuam de alguma forma com problema dos focos de incêndios aqui de Peritoró-MA”
Para Pe. Jozias, prefeito da cidade, o problema afeta toda a população que de uma forma ou outra sofrem com as mazelas causadas pelas queimadas e pelo tempo seco. Juntos, prefeitura e o povo, iremos discutir hoje maneiras para diminuir as queimadas, disse o prefeito.