O prefeito de Peritoró, Jozias Lima Oliveira, destacou a importância desses Créditos para a produção agrícola do município. “Mais de 80% da zona rural de Peritoró é composta por projetos de assentamentos do Incra. Os créditos vão assegurar um maior volume de produção de alimentos para as pessoas”, afirmou o Prefeito, ressaltando ainda o acesso das mulheres a um crédito específico para elas, considerando que naquele município as agricultoras já trabalham com a produção de hortaliças e com beneficiamento do coco babaçu.
Para aplicação dos créditos será necessário a elaboração de projetos produtivos e prestação de assistência técnica pela Prefeitura. Os assentados de Peritóró cultivam mandioca para produção de farinha, milho, feijão, hortaliças, galinhas, entre outros produtos, que são comercializados nas Feiras do município.
A execução de ações para acesso ao Crédito Instalação é um dos pontos previstos no Acordo de Cooperação Técnica assinado pela Superintendência Regional do Incra no Maranhão e a prefeitura de Peritoró, a 236 km de São Luís, na segunda-feira (18). O acordo também prevê a prestação de serviços de assistência técnica aos assentados da reforma agrária. No município o Incra administra sete projetos de assentamentos, onde residem 873 famílias de trabalhadores rurais.
O superintendente do Incra no Maranhão, George de Melo Aragão, falou que a autarquia está investindo no acesso das famílias assentadas ao Crédito Instalação, nas modalidades Fomento e Fomento Mulher. “Já são milhares de famílias que têm acesso a esses créditos o que gera ganhos tanto para os assentados quanto para os Municípios”, afirmou.
Para o Fomento são liberados recursos no valor de R$ 6,4 mil por família. Por meio do Fomento Mulher, o Incra oferece um crédito de R$ 3 mil por agricultora, para aquisição de ferramentas, máquinas ou produtos que possam alavancar uma atividade econômica no assentamento.