PERITORÓ-MA: SEMED REALIZA PALESTRAS SOBRE RACISMO ESTRUTURAL E EQUIDADE RACIAL

Notícia Geral

A Prefeitura de Peritoró-MA, por meio da Secretaria de Educação promoveu, na manhã de segunda-feira, 14 de novembro, a palestra “Racismo Estrutural e Equidade Racial”, no Centro Paroquial da Igreja Católica.

Aleandra Lemos, professora e coordenadora do Núcleo de Educação Escolar Quilombola, foi a meadiadora  da Palestra. Impotante lembrar que Peritoró tem doze Comunidades Quilombolas registradas no Ministério de desenvolvimento social 

Professora Arleandra, secretário Jhonadosn, Dra. Caroline, Dr. Erike

Apesar de ser um dia de ponto facultativo por conta do feriado da proclamação da república, o eventou contou com a participação de mais de trezentos profossionais da educação. Entre eles, estava Jhonadson Delgado, professor e secretário de Educação de Peritoró-MA, que na oportunidade representou o prefeito Dr. Júnior

Doutora Caroline Caetano, presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão, Doutor Erick Moraes, vice-presidente da Comissão Nacional Nacional de Igualdade Racial e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão, foram os responsáveis pela ministração das palestras .

Mas afinal, o que quer dizer racismo estrutural?

 A herança discriminatória da escravidão (todas as relações com base na ideia de inferioridade dos negros que foram transmitidas) em conjunto com a falta de medidas e ações que integrassem os negros e indígenas na sociedade, como políticas de assistência social ou de inclusão racial no mercado de trabalho, gerou o que se entende por  racismo estrutural, ou seja, uma discriminação racial enraizada na sociedade.

O grupo de capoeira, liderado pelo professor sebastião, apresentou-se durante o evento

A educação é o pilar da formação de cada um de nós, da nossa sociedade, a partir dela podemos combater o racismo estrutural, essa arma está em nossas mãos, é nossas função coencitizar a nossa juventude para combater todo e qualquer tipo de racismo para que em um futuro proxímo, tenhamos uma sociedade sem racismo, frisou a Dra. Caroline Caetano.

A forma que hoje discurtimos o combate ao racismo aqui em Peritoró, foi muito interresante, uma conversa  direto com aqueles que estão diariamente com os alunos e alunas que são e serão muito importante para combater o racismo estrutural, e claro falamos sobre as cotas que é uma forma de combater o racismo, assim como é as políticas públicas, disse Dr. Erick Moraes.

O secretário Jhonadson, falou sobre a importância do evento: Hoje, percebemos que é uma discursão de mundo, portanto Maciel, nós precisamos adentrar nesse contexto, com o apoio do nosso prefeito, estamos realizando o primeiro novembro Negro, ou seja, teremos trinta dias de discursão nas escolas sobre essa pauta tão importante, precisamo entender e compreennder o racismo estrutural e a partir daí combater com muita informação, dessa forma iremos ter uma sociedade mais livre desse racismo, declarou o secretário.

Aleandra Lemos , mediadora do evento, disse; Hoje, tivemos a oportunidade de discurtir e celebrar o mês de novembro, levaremos essas discurssão para as escolas, após esse debate dentro delas, acreditamos que teremos uma sociedade mais justa e livre de racismo.

Solange, professora e superintendente de educação, verbalizou sobre o evento; Estamos vivendo esse momento único com todos os nossos professores da nossa rede municipal de Educação, em especial os professores que trabalham nas regiões Quilombolas, tivemos dois grandes nomes para debater esse novembro Negro, ainda temos mais, no dia 30 iremos premiar os discentes que escreverem  a melhor redação sobre as ações desse mês.