A Polícia Civil do Maranhão investiga a morte de Francisco de Sousa, um idoso de 67 anos, baleado por um policial militar após ameaçar o agente com uma faca em Coelho Neto.
Segundo informações do tenente-coronel Luís Carlos, a guarnição foi acionada para conter o idoso, que estava ameaçando pessoas com uma faca. Em imagens que circulam nas redes sociais mostra o momento em que Francisco de Sousa avança em direção ao policial, que estava participando da ocorrência.
O objetivo da guarnição era desarmar o idoso, mas ao perceber a ameaça, um dos policiais ordenou que o outro agente atirasse. Em poucos segundos, o policial disparou contra o idoso, que caiu ao chão.
A guarnição prestou os primeiros socorros para conter o sangramento até a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No entanto, Francisco de Sousa não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois.
Segundo o tenente-coronel, um dos policiais sofreu um pequeno corte na mão ao tentar desarmar o idoso. A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) informou, por meio de nota, que foi instaurado um procedimento interno para apurar a conduta do policial envolvido no disparo.
“A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) informa que, nesta quarta-feira (26), uma guarnição foi acionada para atender a uma ocorrência de ameaça. No local, o suspeito sacou uma faca, ameaçando a guarnição e desobedecendo às ordens para largar a arma.
Diante da investida do agressor contra os policiais, foi necessário efetuar um disparo na perna para conter a ameaça. O suspeito recebeu atendimento imediato, com aplicação de torniquete por um integrante da patrulha, até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Um policial sofreu escoriações na mão durante a ação.
A PMMA instaurou processo administrativo para apurar os fatos e a conduta do policial”