segunda-feira, abril 28, 2025

Polícia Federal inicia perícia em celulares de investigados por fraude bilionária no INSS

Polícia

A Polícia Federal iniciou a análise dos celulares e equipamentos eletrônicos apreendidos na Operação Sem Desconto, que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entre 2019 e 2024. A investigação aponta desvios que podem ultrapassar R$ 6,3 bilhões.

A Direção-Geral da Polícia Federal e a Diretoria Técnico-Científica determinaram prioridade na perícia dos materiais. Como o caso é descentralizado, cada unidade da PF nos estados ficará responsável pela análise dos equipamentos apreendidos em suas jurisdições. No inquérito principal, a perícia será conduzida pelo Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília.

Durante entrevista coletiva, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, informou que doze inquéritos foram abertos para apurar as irregularidades. Segundo o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, uma das principais linhas da investigação é identificar como o dinheiro desviado foi movimentado e quem são os operadores financeiros envolvidos. Entre os bens apreendidos estão carros de luxo, obras de arte e relógios de alto valor, que teriam sido adquiridos com recursos desviados.

A Operação Sem Desconto foi deflagrada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) na última terça-feira (23). Segundo os investigadores, associações cobravam mensalidades de aposentados e pensionistas do INSS sem autorização dos beneficiários. Para legitimar os descontos, documentos eram falsificados e assinaturas eram forjadas.

As entidades ofereciam supostos benefícios, como planos de saúde e descontos em academias, mas sem estrutura real para prestação dos serviços. O ministro da CGU, Vinícius Carvalho, explicou que as fraudes eram sistemáticas e contavam com a conivência de servidores públicos.

Até o momento, seis servidores foram afastados, incluindo o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que acabou exonerado.

As entidades investigadas são:

– Associação dos Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos (Ambec)
– Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi/FS)
– Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (AAPB)
– Associação de Aposentados e Pensionistas Nacional (Aapen, antiga ABSP)
– Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag)
– Universo Associação de Aposentados e Pensionistas dos Regimes Geral da Previdência Social (AAPPS Universo)
– União Nacional de Auxílio aos Servidores Públicos (Unaspub)
– Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer)
– Associação de Proteção e Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas (Adpap Prev, antiga Acolher)
– ABCB Clube de Benefícios/Amar Brasil
– Caixa de Assistência dos Aposentados e Pensionistas do INSS (Caap)

D

Tagged

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *