Entre os endereços de busca e apreensão alvos da Polícia Federal nesta manhã, autorizado pela 1ª Vara Federal de São Luís no bojo da Operação Odoacro, está uma casa no município de Barreirinhas do empresário Eduardo José Barros Costa, o Eduardo DP, conhecido também como “Imperador”, dono da empreiteira Construservice.
A casa do “Imperador” está localizada no Condomínio Mangaba, onde ficam as luxuosas mansões de políticos maranhenses e empresários vendedores de notas fiscais frias a órgãos públicos. O condomínio pertence ao suplente de deputado estadual Marcos Caldas, apelidado de “Play” – presidente estadual do partido PROS.
No local, também fica a mansão do senador Weverton Rocha, do PDT. Situada às margens do Rio Preguiças.
A operação prendeu temporariamente o empresário Eduardo DP, também conhecido pelo apelido de “Imperador”, apontado pelas investigações como sócio oculto da empreiteira e cumpre busca e apreensão na superintendência do Maranhão da Codevasf, alvo das suspeitas, além de outros alvos. No total, foram cumpridos 16 mandados de busca e um de prisão temporária. Os crimes sob investigação são fraudes em licitação, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Ele é apontado como dono da empresa que ganhou licitação das obras de drenagem profunda do Bairro Maria Rita em Pedreiras
Na Operação Odoacro, a Polícia Federal deflagrada nesta quarta-feira (20), mira a desarticular uma associação criminosa estruturada que promoveu e ainda promove fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, envolvendo verbas federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) através de emendas parlamentares e também por meio orçamento secreto – distribuição de verba pública a parlamentares por meio das emendas de relator. O desvio pode chegar a R$ 200 milhões.