No evento que comemorou o Bicentenário da Independência do Brasil, Pedreiras foi marcada por um grande desfile cívico na Av. Rio Branco, no Centro. Na ocasião, foi inaugurada a reforma do Palácio Municipal da cidade.
Porém, o evento da prefeitura foi marcado por protestos, principalmente por parte da classe de trabalhadores e aposentados que lutam contra a retirada de direitos realizada pela prefeitura.
A polêmica teve início quando a Prefeita Vanessa Maia baixou a Lei nº 1534, aprovada por 10 vereadores da Câmara Municipal, fazendo com que os aposentados voltassem lidar com descontos, isso porque quando eles trabalhavam, os salários já eram descontados.
A lei em questão fala da alíquota previdenciária de 11% para 14%, e de uma contribuição de dos aposentados. Acontece que eles já contribuíram quando trabalharam por mais 30 anos. Por conta disso, existir uma Lei em que o aposentado volte a pagar a previdência é considerada uma postura desumana.
Alguns pensionistas afirmam que o desconto chega a mil reais e pedem que a prefeita revogue a lei o mais rápido possível.
O ponto alto do protesto foi quando os manifestantes entraram no desfile e, apesar das caras feias da prefeita, eles não foram barrados. Além disso, eles não só mostraram sua insatisfação para os moradores como foram aplaudidos durante o desfile. Veja abaixo: