Para tratar de pautas de reivindicações sindicais, o prefeito Antônio França reuniu-se nesta quarta-feira (08/11), com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pedreiras (Sindserp), Ana Roberta. Na oportunidade estavam presentes os secretários Municipais Paulo Henrique (Administração) e Eliud Fernandes (Finanças) o assessor Especial de Assuntos Estratégicos, Ernesto Basílio; o secretário adjunto de Articulação Política, Francisco Rogério, além de servidores representantes da Secretaria Municipal de Saúde, dos Agentes Comunitários de Saúde e da Farmácia Básica.
A presidente do Sindserp apresentou reivindicações em relação a unificação de data de pagamento de todos os servidores municipais; cobrou pagamento de adicional por insalubridade para os servidores da Saúde, e de periculosidade para os vigilantes, além do Plano de Cargos e Carreiras dos servidores em geral.
O prefeito argumentou que em relação a unificação de pagamentos, neste momento há dificuldades de cumprir por causa da queda dos repasses constitucionais. Sobre o pagamento em datas diferenciadas, ele citou a saúde como exemplo, em que os efetivos são pagos com recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), já os contratados recebem por programas diversos.
Ele enfatizou ainda que o município está pagando dívidas renegociadas junto a CAEMA, Receita Federal, CEMAR, afim de regularizar todos os serviços, cujos parcelamentos foram feitos com o compromisso de serem concluídos dentro da atual gestão, evitando que no futuro outros gestores recebam a administração na situação de inadimplência como ele recebeu.
O planejamento e cumprimento dessas negociações servirá e para que os convênios com órgãos federais e estaduais não fiquem entravados, e que no futuro não aconteçam novos entraves, prejudicando o município.
Antônio França explicou que no momento a prefeitura está fazendo redução de gastos, o que inviabiliza o cumprimento dos adicionais propostos, mas salientou que é um direito legítimo dos servidores. Sobre o Plano de Cargos e Carreiras, o município está se organizando para futuramente contemplar aos funcionários públicos
MERENDA ESCOLAR.
Ao longo da reunião, foi levantado um questionamento sobre a qualidade da Merenda escolar, bem como a distribuição de cardápio semanal, que segundo o Sindserp, há semanas que acontecem repetição de pratos, e que também chegou a ser servido “cremosinho” no lanche das crianças. O prefeito Antônio França determinou a imediata verificação desta situação, mas garantiu que há merenda em grande quantidade e com muita qualidade, garantindo que nunca faltou alimentação escolar.
O gestor convocou a equipe da Unidade de Alimentação e Nutrição Escolar de Pedreiras (UANEPE) para explicar o que houve. As profissionais do órgão afirmaram que não está havendo repetição de cardápios, e eventualmente, quando há algum produto entregue em atraso pelos fornecedores, acontecem readequações pontuais, sem comprometer os elementos nutricionais do cardápio titular, e em relação a distribuição do “cremosinho”, foi um dia apenas, e em substituição ao iogurte.