Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma fiscalização de trânsito na tarde desta última terça-feira, 3, no km 543 da BR-316, no município de Caxias, Maranhão, quando foi dada ordem de parada a um automóvel I/VW Jetta CL AF, branco, com placas de Maceió/AL, para verificar a documentação do veículo e do motorista.
O condutor, um homem de 32 anos residente na Bahia, apresentou uma versão inconsistente, afirmando que o veículo não era de sua propriedade, embora tivesse a intenção de comprá-lo. Ele também alegou estar trabalhando como mestre-de-obras no Pará, mas não soube informar o local ou a empresa para a qual trabalhava.
O motorista declarou que seus rendimentos mensais não ultrapassavam dois salários mínimos, mas em seu nome constavam três veículos, sendo dois importados: um Chevrolet/Onix 1.0 MT, ano 2016; um I/Toyota Land Cruiser PR, ano 2007; e um I/VW Tiguan 2.0 TSI.
Diante das inconsistências, a equipe da PRF realizou uma busca minuciosa no veículo e encontrou um fundo falso no assoalho. No compartimento oculto, foram localizados 20 tabletes retangulares, pesando aproximadamente 1 kg cada, e 49 tabletes arredondados, pesando cerca de 500 gramas cada, com características semelhantes ao haxixe. O total apreendido foi de 43 kg e 200 gramas.
Após a descoberta do entorpecente, o motorista confessou que havia sido contratado por telefone por um homem não identificado para transportar a droga de Abaetetuba-PA a Recife-PE, em troca de R$ 5.000,00. Ele afirmou estar em Abaetetuba há dois meses e que recebeu o veículo no dia 2 de dezembro de 2024 para iniciar a viagem.
Diante do flagrante delito de tráfico de drogas, previsto no artigo 33 da Lei nº 11.343/2006, a ocorrência foi encaminhada à autoridade policial civil para os procedimentos legais. O preso foi apresentado com sua integridade física e mental preservadas.