A secretaria municipal de saúde de Peritoró-MA, lança nesta quinta-feira, 22 de Março, o dia D da campanha de combate à Tuberculose.
A campanha trabalha com dois principais objetivos; O primeiro, é alertar e sensibilizar a população sobre os sintomas da doença, o segundo, é informar a comunidade que o tratamento é gratuito, e é oferecido em todos os postos do Município.
Embora o lançamento da campanha esteja acontecendo hoje, mas ela está sendo desenvolvida durante todo o mês de Março.
A tuberculose é uma doença que ainda não foi erradicada no Brasil e todo ano acomete milhares de pessoas. A Campanha realizada nesta quinta-feira foi a alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado no dia 24 de Março, e tem a importância de realizar a prevenção da doença, alertando a população sobre os sinais e sintomas da mesma, para que possam identificar a doença e assim realizar o tratamento precoce. Além disso, informar que a equipe da saúde, está disponível em todos as Unidades de Saúde tanto para o diagnóstico, como para o tratamento e acompanhamento integral em caso de acometimento pela enfermidade, disse Enéias Neto, secretário municipal de Saúde.
Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa e que precisa dos devidos cuidados e tratamentos. Ela afeta prioritariamente os pulmões e pode ser fatal. Anualmente, são notificados cerca de 10 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito.
De acordo com OMS (Organização Municipal da Saúde) em 2015 estima-se que 480.000 pessoas desenvolveram a tuberculose multirresistente (MDR-TB).
Além do pulmão, a doença também pode atingir outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente todos os casos.
A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias.