sexta-feira, dezembro 27, 2024

Tragédia em Estreito: Governo do Maranhão decreta luto oficial e segue com ações emergenciais

Notícia Geral

O Governo do Estado do Maranhão está dando sequência às ações de resgate, segurança pública e monitoramento ambiental no que se refere ao colapso causado pela queda da ponte Juscelino Kubitschek, entre o Maranhão e Tocantins, no último dia 22. Diante da situação, o Governo Federal, responsável pelo trecho que integra a Rodovia Belém-Brasília, efetuou um decreto emergencial para reconstrução da ponte. A ordem de serviço para a construção da nova estrutura será assinada ainda em 2024 e a obra deverá ser entregue em 2025.

Foto Reprodução

O governador Carlos Brandão decretou, nesta quinta-feira, 26, luto oficial de três dias em todo o Maranhão, em solidariedade aos que foram atingidos nessa tragédia.

O Governo do Maranhão segue atuando no local em parceria com órgãos federais, assim como o Governo do Tocantins, além da empresas, para dar celeridade e resolutividade às questões de responsabilidade da gestão estadual.

Corpo de Bombeiros e Segurança Pública – O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão segue atuando no local e até o momento seis óbitos foram confirmados (quatro pessoas do sexo feminino e duas do sexo masculino); efetuou o resgate de 1 pessoa com vida, que foi encaminhada ao hospital; e 11 estão desaparecidas;

Na manhã de hoje (26) mergulhadores encontraram duas motos Triton, uma moto Bis e uma carreta de agrotóxicos. As equipes estão reunidas para planejar a retirada dos corpos.

As buscas no Rio Tocantins estão sendo coordenadas pela Marinha do Brasil.

Foi realizada coleta de amostras de água pela equipe CBRN da Marinha, a operação de mergulho começou. Além da instalação de barreiras de contenção pela Ambipar, Cetric emergências e unidades de bombeiros.

Ontem (25) a equipe técnica da Polícia Federal chegou com recursos tecnológicos e perícia. Nesse momento, o efetivo empregado na operação é superior a 90 pessoas.

Abastecimento de água – A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que o sistema de bombeamento de água, em Imperatriz, já está funcionando com toda a sua capacidade.

Os testes de verificação da potabilidade da água para o consumo humano continuam dentro dos padrões científicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde

Na terça-feira (24), a ANA emitiu nota técnica informando não haver risco à saúde humana no processo referente ao consumo das águas do Rio Tocantins.

Meio Ambiente – A SEMA informa que, com base na Nota Técnica emitida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que avaliou a concentração, vazão do rio Tocantins e a toxicidade das substâncias químicas envolvidas no incidente, foi concluído que não há riscos à saúde humana relacionados à qualidade da água.

O monitoramento ambiental continuará sendo realizado de forma integrada, com coletas e análises em pontos estratégicos do rio Tocantins, garantindo a segurança ambiental e a proteção da população.

A SEMA segue atuando em apoio e articulação com os órgãos federais e estaduais responsáveis, reafirmando seu compromisso com a proteção do meio ambiente e a segurança da população maranhense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *