Um pedacinho do Brasil faz hoje 23 anos, 23 anos de luta e conquistas, quem tem em seu povo o seu maior valor.
Ó Peritoró bela cidade, assim diz o hino, porém, ainda não é tão bela como diz o hino, mais acreditamos que no futuro não muito distante toda a beleza cantada no hino será contemplada pelos os olhos dos filhos de Peritoró.
Às margens do Peritoró, esse está quase morto, é maltratado dia e noite, nada é feito no sentido de recuperar o mesmo.
És um cartão de visita, assim diz o hino, no entanto, a realidade é outra, a cidade está longe de ser um cartão de visita, a infraestrutura deixa a desejar .
Como disse no começo desse texto, o seu povo é aguerrido, forte e lutador. Peritoró tem duas grandes qualidades; uma é o seu povo, e a outra é sua posição geográfica, a cidade é um entrocamento. Mais perceba que nada fica na cidade, Coroatá, tem UEMA, Pedreiras, tem IFMA e UEMA, Codó, tem UEMA, IFMA, isso na Educação, na economia, várias empresas tem o mesmo destino da Universidades citadas, a juventude fica a ver navios, a economia não cresce como deveria.
Tens beleza, tem encantos mil, tem beleza sim, a beleza e o encanto do seu povo. Parabéns ao Pedacinho do Brasil, parabéns Peritoró-MA. Viva aos seus 23 anos de vida.