O Governo do Maranhão deu início, nesta quinta-feira (9), a uma nova e abrangente política pública voltada ao enfrentamento da pobreza e da insegurança alimentar: o programa “Maranhão Livre da Fome”. A iniciativa busca garantir o direito à alimentação adequada para milhares de famílias em situação de vulnerabilidade em todo o estado, reunindo esforços de diferentes setores da sociedade.
O lançamento oficial contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, da cofundadora do Pacto Contra a Fome, Grazielle Diniz, e da influenciadora digital Thaynara OG, que representou o Unicef Brasil no evento.
Durante a cerimônia, o governador do Maranhão destacou o caráter integrador da política e seu impacto social. “Momento importante de alinhamento, para iniciarmos essa política transformadora de combate à pobreza e garantia de segurança alimentar a milhares de famílias maranhenses. Compromisso social a serviço do povo”, afirmou o governador.
O “Maranhão Livre da Fome” visa fortalecer a rede de apoio alimentar no estado por meio da distribuição de cestas básicas, ampliação de cozinhas comunitárias, incentivo à agricultura familiar e articulação com programas sociais já existentes. A iniciativa também conta com a parceria de organizações não governamentais, empresas privadas e instituições internacionais, promovendo um modelo de cooperação para a superação da fome.
A expectativa é que, com essa ação conjunta e contínua, o estado avance significativamente no combate à desigualdade alimentar e promova dignidade a quem mais precisa.