APOSENTADOS E PENSIONISTAS FAZEM PROTESTO CONTRA O GOVERNO VANESSA MAIA

Peritoró e Região

 Na quarta-feira (17), aposentados, pensionistas e alguns servidores ativos do município de Pedreiras realizaram um grande protesto nas ruas da cidade. 

A manifestação foi ao local onde funciona a prefeitura, nas proximidades do Palácio Municipal, e também percorreu a Avenida Rio Branco, levando uma mensagem de repúdio aos descontos que estão acontecendo nos benefícios deles. O evento terminou na Câmara Municipal de Vereadores “Vicente Benigno”, onde expuseram cartazes e solicitaram uma reunião com os parlamentares, para explicar a situação financeira que todos estão enfrentando.

A polêmica teve início quando a Prefeita Vanessa Maia baixou a Lei nº 1534, aprovada por 10 vereadores da Câmara Municipal, fazendo com que os aposentados voltassem lidar com descontos, isso porque quando eles trabalhavam, os salários já eram descontados.

A lei em questão fala da alíquota previdenciária de 11% para 14%, e de uma contribuição de dos aposentados. Acontece que eles já contribuíram quando trabalharam por mais 30 anos. Por conta disso, existir uma Lei em que o aposentado volte a pagar a previdência é considerada uma postura desumana.      

A lei é de 30 de março de 2022 e os aposentados e pensionistas esperaram pacientemente para dar o “troco” na atual gestão, pois o protesto ocorreu logo no segundo dia de campanha eleitoral e também na data de inauguração do comitê central de Fred Maia, que concorre a uma vaga de deputado estadual.

O protesto foi apoiado por vários políticos e, nos cartazes, os manifestantes publicaram mensagens contra vários vereadores que atuaram para aprovar esta lei absurda. 

Durante o evento a vereadora Marly Tavares, presidente da Câmara, o assessor jurídico Dr. Rodrigo e alguns servidores participaram de uma reunião para tentar buscar soluções que possam beneficiar a categoria. Assim, ficou definido que o SINDSERPE encaminhará as demandas que foram discutidas na reunião, a fim de oficializar as reivindicações.

Veja abaixo as imagens do protesto: