O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) anunciou, pelas redes sociais, na manhã desta segunda-feira, 30, a nomeação de 84 novos professores efetivos para a Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A relação completa dos nomes dos docentes foi publicada no Diário Oficial do Estado de hoje.
Os novos professores atuarão em diversos campi da Uema, localizados em São Luís, Caxias, Timon, Santa Inês, Itapecuru-Mirim, Coroatá, Presidente Dutra, Barra do Corda, Grajaú e Bacabal. Eles reforçarão o quadro docente em cursos estratégicos, como Medicina, Direito, Relações Internacionais, Engenharia Civil, entre outros, fortalecendo ainda mais a qualidade do ensino oferecido pela instituição.
O reitor da Uema, Walter Canales, destacou a importância da medida. “A nomeação de 84 novos professores efetivos reforça o compromisso com a qualidade do ensino e a expansão da Uema em todo o Maranhão. Agradecemos ao governador Carlos Brandão por apoiar nossa missão de formar profissionais com qualidade, promover a pesquisa e transformar vidas por meio da educação.”
A Uema, que possui 20 campi presenciais distribuídos pelo estado, é a instituição de ensino superior com maior capilaridade no Maranhão. Em 2024, a universidade formou mais de 4 mil novos profissionais, expandiu em 20% seus cursos de mestrado e doutorado, entregou 11 obras e reformas, além de iniciar novas turmas em cursos como Medicina, Meteorologia, Fisioterapia e Psicologia.
Reconhecida pelo segundo ano consecutivo como a universidade mais empreendedora do estado, a Uema mantém seu compromisso de levar educação de qualidade às diversas regiões do Maranhão, promovendo desenvolvimento, inclusão e transformação social.
Veja o anúncio do governador.