Mais de 280 alunos da Escola Estadual Centro de Ensino Clodomir Milet participaram na tarde desta segunda-feira, 2 de outubro de uma palestra sobre o Setembro Amarelo. Essa foi uma iniciativa da gestão da escola o departamento de Cultura da secretaria de Educação do município de Coroatá. A mobilização pelo Setembro Amarelo e da programação do projeto “Dia de ler Todo Dia”. Na ocasião, jovens do 1°, 2° e 3 °ano do ensino médio apreenderam a história da campanha, e fortaleceram o movimento de valorização da vida.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, o Brasil teve um aumento de 7% na taxa de suicídio a cada 100 mil habitantes nos últimos anos. O tema ainda é tratado como tabu na sociedade, mas a campanha nacional do Setembro Amarelo atua no sentindo de mudar essa concepção errada de que não se deve falar sobre o assunto. É uma temática delicada e complexa por envolver vários fatores, o que torna importante fomentar os movimentos de conscientização a respeito.
Segundo a gestora da escola, Márcia Viana, a palestra foi uma ótima oportunidade de promover o bem-estar e a saúde mental dos adolescentes. A necessidade de conscientização dos jovens surgiu com as mobilizações nacionais de prevenção ao suicídio. “O cuidado é fundamental para reverter as situações de risco, mas também devemos garantir a ajuda adequada para aqueles que precisam”, informou.