Filho de Davi escreveu; “Melhor é ir à casa de luto, do que ir à casa de banquete, porque esse é o fim de toda a humanidade.
Mais como pode uma pessoa deixar de ir uma festa para ir para um velório ? é muito mais fácil e lógico, escolher ir para uma festa, afinal é a escolha da maioria, é lá que tem bebidas, é lá que está a alegria, esse pensamento é da maioria, quem não pensa assim, mais já pensou um dia.
Na festa é quase impossível refletir sobre a vida, fazer uma reflexão e entender que a vida é um INSTANTE, e que esse INSTANTE pode acabar em segundos. Na festa, talvez não se pensa que um dia todos irão receber a indesejável visita da morte, na festa não, afinal é festa, não é lugar de pensar em morte.
E o velório? quem já foi em velório, pode perceber os rostos das pessoas, é muito mais sereno. É sereno porque ali é o fim de todos, jovem ou velho, mais aquele é o caminho de todos, é natural algumas pessoas ficar mais reflexivo. A verdade é: Quando confrontados com a realidade da morte, talvez deixemos de lado as preocupações ou atividades rotineiras e encaremos a brevidade da vida. Isto, pode ajudar-nos a levar uma vida mais significativa, em vez de simplesmente viver por viver ou desperdiçar a vida.