O lixão se tornou um grave problema de saúde pública para os moradores no bairro Codó Novo, em Codó, a mais de 300 km de São Luís no Maranhão.
De acordo com a população, o que mais incomoda é a fumaça que não cessa durante o dia e a noite; além de causar doenças respiratória e infecções em idosos e crianças.
Desde que foi criado, o lixão de Codó infelizmente serve para mais de 50 famílias, que sobrevivem do que conseguem catar diariamente do local.
Pensando em mudar essa difícil realidade, o candidato a Deputado Federal, Pedro Belo tem como uma das suas principais propostas, alocar recursos para construção de um aterro sanitário para trazer qualidade de vida tanto para a população quanto para o meio ambiente.
Além disso, dentre as propostas na área do saneamento básico, Pedro pretende destinar recursos para estimular a criação de pontos para a recepção de recicláveis por meio de coleta seletiva, além de fomentar as cooperativas de catadores existentes, bem como o incentivar à criação de projetos para alocar os catadores em um local adequado, com melhores condições de trabalho.