De acordo com os números, a avaliação do prefeito Jailson Fausto chega aos mágicos 98% de aprovação; os 2º restantes considerara o governo regular, e ninguém em Lima Campos considera o governo de Jailson Fausto “ruim” ou “péssimo”. A reprovação do prefeito é Zero. Incrível.
Veja
Realizada entre os dias 02 e 03 de setembro com um total de 348 entrevistados, margem de erro de 3,2 pp (para mais ou para menos) e confiabilidade de 95%, a pesquisa Exata também revela o atual momento político na cidade de Lima Campos, visando as eleições de 2020. Vamos para os resultados da Exata que o blog do Carlinhos teve acesso.
Em um primeiro cenário espontâneo, os entrevistados ficaram a vontade para citar o nome que lhes vinham a cabeça. A população lembrou de Jailson, que não concorrerá já que está em seu segundo mandato. O atual prefeito ficou em primeiro lugar com 24%; ele é seguido de sua pré-candidata Dirce com 22%; ainda teve “Candidato do Prefeito” com 2%, totalizando 48% para o grupo do prefeito Jailson.
Os candidatos dos demais grupos, Estevinho com 6%; Marta com 3%; e Hebel com 1% somaram apenas 9%. Outros 0%, nenhum 1% e não sabem 41%.
Confira
Veja no gráfico em continua…
Confira
Em um segundo cenário estimulado, entre Dirce e Marta, a pré-candidata apoiada pelo prefeito vence com 69% contra 23% da professora Marta. 4% dizem votar nulo ou branco e 4% não sabem ou não responderam.
Em um terceiro cenário estimulado entre Dirce e o vereador Hebel Cavacante, a pré-candidata apoiada pelo prefeito Jailson dispara com 74% contra 15% do vereador. 7% dizem votar nulo ou branco e 4% não sabem ou não responderam.
Rejeição
No quesito rejeição, o vereador Hebel deu uma boa diminuída, mas continua a frente com 41%; Marta vem em segundo com expressivos 26% de rejeição; Estevinho se mantém com 22%; e Dirce Prazeres é, novamente, a menos rejeitada pelos eleitores de Lima Campos; a pré-candidata apoiada pelo grupo do prefeito Jaílson só teve 15%, menos que em maio, quando apareceu com 18%.
Confira a imagem com os dados e a análise
A pesquisa foi feita a pedido da FAMEM (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão), portanto, não tem vínculo com o prefeito Jaílson ou alguém do grupo político; a sondagem também aconteceu em dezenas de municípios maranhenses. Na pesquisa feita no início deste mês apresentam alguns dados curiosos em relação a última no mês de maio do corrente ano, também feita pela Exata em Lima Campos.
A rejeição do vice-prefeito Estevinho era 23% em maio e oscilou agora para 22%. Saindo do grupo do prefeito, ele não melhorou de forma exponencial seus números.
No caso de rejeição, Marta tinha 17% de rejeição agora tem 26%, ou seja aumentou muito e segundo informações, isso se deve a aproximação com o vice-prefeito Estevinho. Há informações que Marta aceitou ser a vice na chapa de Estevinho e essa condição fez ela perde o seu capital político na cidade. Mesmo que venha ser a cabeça de chapa, a professora e sindicalista, perdeu terreno com depois da aproximação com o vice.
Hebel Cavalcante diminuiu em rejeição: em maio o vereador tinha 51% agora tem 41%, 10 pontos a menos. Isso é bem significativo e dá um fôlego para o vereador seguir com seu projeto eleitoral.
O prefeito Jailson segue como o prefeito mais bem aprovado do Maranhão; se somar as pessoas que consideram o governo dele bom, ótimo e regular, ele chega aos fantásticos 100% de aprovação. Toda Lima Campos, inclusive os eleitores da oposição, aprova o governo do prefeito Jaílson Fausto. Não se tem nada igual no Estado do Maranhão.
Em virtude do bom governo de Jaílson Fausto, a pré-candidata Dirce Prazeres, um figura nova na política, dispara a frente de políticos que já estão há vários anos fazendo política em Lima Campos. O bom desempenho de Dirce reflete o desejo do povo limacapense de continuar um governo que tenham e influência de Jailson Fausto.
Prefeito Jailson e sua pré-candidata, Dirce Prazeres |
Confira os números referentes a rejeição em pesquisa realizada em maio deste ano no link: https://www.carlinhosfilho.com.br/2019/06/hebel-e-o-pre-candidato-prefeito-de.html