O Eclipse solar anelar de 14 de outubro de 2023, foi o mais esperado do ano pela comunidade das ciências espaciais, esse eclipse é privilegiado porque não será observado em escala mundial, apenas algumas regiões do planeta terra será visto, é menos de 13% da população mundial poderá ver esse fenômeno astronômico, desde américa do Norte, percorrendo alguns estados dos Estados Unidos, passando por regiões do México, caribe e américa do sul, no brasil será privilegiado em algumas regiões, principalmente estados do norte e nordeste, que inicia na faixa do Amazonas, Norte do Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, e por fim Paraíba, essas regiões tem uma posição geográfica privilegiada.
O Eclipse citado acima, foi objeto de estudo de um grupo de Professores do Centro de Ensino João Mohana, o grupo de docente foi coordenado por Raimundo Cazuza da Silva Neto, professor mestrando em Fisíca. Veja abaixo os nomes dos professores.
ECLIPSE SOLAR MOVIMENTA A COMUNIDADE ESCOLAR DE PERITORÓ
Raimundo Cazuza da Silva Neto, Ezequias da Silva e Silva, João Veras Félix Neto, Jean Carlos dos Santos, Rafael da Silva Salazer, Hozan Rafael Silva Souza Duarte, Maciel Sousa da Silva, Érika Silva Borges.
O projeto poderá ser escolhido o melhor da Unidade Regional de Educação da região dos cocais.
Abaixo está o link do artigo.