TRAGÉDIA : EM BACABAL-MA, PEIXE PORAQUÊ DÁ CHOQUE E MATA DUAS CRIANÇAS DURANTE PESCARIA

Notícia Geral
Duas crianças identificadas como Widean Ferreira da Conceição, (12 anos) e Ruan Rocha dos Santos (09 anos), morreram afogadas no inicio da noite de terça-feira (30) em um lago localizado no Bairro Trizidela em Bacabal.
As crianças estavam acompanhadas de adultos em uma pescaria no referido e lago e as informações que elas teriam sido vítimas de uma forte descarga elétrica causada pelo peixe conhecido por Poraquê.
As crianças foram resgatadas e o Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar socorro às vitimas, mas, elas já estavam sem vida. 
PEIXE PORAQUÊ
O nome poraquê vem da língua Tupi e significa ‘colocar para dormir’. O choque  pode matar animais grandes e até um ser humano, que ‘frita’ na hora se segurar o bicho pela cabeça e pé ao mesmo tempo.  

Ele  pode chegar a dois metros de comprimento e pesar cerca de vinte quilogramas. É uma das conhecidas espécies de peixe-elétrico, com capacidade de geração elétrica que varia de cerca de trezentos volts a cerca de 0,5 ampères até cerca de 860 volts a cerca de três ampères.

O poraquê ficou conhecido mundialmente por sua capacidade de produzir descargas elétricas elevadas, suficientes para matar até um cavalo, despertando a curiosidade de muitos pesquisadores. Essas descargas são produzidas por células muscularesespeciais, modificadas – os eletrócitos, sendo o conjunto deles denominado de mioeletroplacas. Cada célula nervosa típica gera um potencial elétrico de cerca de 0,14 volt. Essas células estão concentradas na cauda, que ocupa quatro quintos do comprimento total do peixe.

Poraquê

Um exemplar adulto possui de 2.000 a mais de 10.000 mioeletroplacas, conforme o seu tamanho. Dispõem-se em série, como pilhas de uma lanterna e ativam-se simultaneamente quando o animal encontra-se em excitação, como na hora da captura de uma presa ou para defender-se, fazendo com que seus três órgãos elétricos – o de Hunter e o órgão principal – descarreguem.