O município de Santa Luzia recebeu uma unidade plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). A inauguração ocorreu nesta segunda-feira,9, e contou com a presença do governador Carlos Brandão, da diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz, além de parte do secretariado estadual. O Instituto vai oferecer cursos técnicos e profissionalizantes em Administração, Rede para Computadores, Informática e Agropecuária.
“A melhor maneira de transformar a vida das pessoas é dando oportunidade através da educação e o IEMA é exatamente isso, sendo uma das melhores escolas do nosso estado. Estou muito feliz por estar entregando essa unidade em Santa Luzia e teremos mais IEMAs para entregar em 2025, serão mais de 30 unidades”, pontuou o governador Carlos Brandão.
Ele também destacou as outras inaugurações realizadas no município, como a Areninha Esportiva no bairro Mutirão e dois sistemas simplificados de abastecimento de água, sendo um no povoado Santo Onofre e outro no bairro Liberdade.
“Nossa missão é governar e entregar. Em Santa Luzia, a nossa missão hoje foi entregar os sistemas de abastecimento colocando água na casa das pessoas, a Areninha Esportiva e esse belíssimo prédio do IEMA, que vai transformar vidas”, frisou o governador.
A prefeita de Santa Luzia, França do Macaquinho, afirmou que a parceria com a gestão estadual tem proporcionado um grande avanço para a cidade nas mais diversas áreas. Ela destacou o empenho do governador Carlos Brandão e de toda a equipe de governo em entregar a unidade do IEMA no município.
“Quero agradecer pelo compromisso do governador em investir na educação. Sabemos que com isso estamos preparando os nossos jovens para o futuro. Então essa obra do IEMA é de grande relevância para o município, pois só a educação pode transformar o ser humano, é nisso que acreditamos e que temos investido”, destacou a prefeita.
O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, lembrou que a gestão estadual tem trabalhado em parceria com todos os municípios para que as políticas públicas cheguem a todas as regiões do estado, especialmente às ligadas a educação.
“São muitas ações em todo o Maranhão e aqui em Santa Luzia viemos entregar os sistemas de abastecimento de água, a Areninha Esportiva e essa obra belíssima que é o IEMA. O governador Carlos Brandão tem um apreço especial pelos IEMAs, pois afeta muito a vida das pessoas, garantindo um futuro para os jovens que estão no ensino médio”, comentou.
O IEMA entregue em Santa Luzia conta com 12 salas de aula e diversos laboratórios para a prática das atividades ligadas aos cursos oferecidos. A diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz, convidou os jovens a participarem da seleção para a unidade entregue no município.
“Vamos oferecer 160 vagas para quatro cursos técnicos: Administração, Rede para Computadores, Informática e Agropecuária. O edital de inscrição está aberto, começou no dia 6 de dezembro e vai até o dia 12. Essa é uma oportunidade para estudar no IEMA, que é a escola dos sonhos e a escola da escolha, então não fique de fora, essa escola pode mudar a vida de muitos jovens aqui no município”, ressaltou.