Notícia Geral

Numa parceria entre as Prefeituras de Pedreiras e Trizidela do Vale com a Faculdade de Educação São Francisco (FAESF), durante toda esta semana (18 a 21/09) serão realizadas ações, como conscientização nas escolas e instituições, com atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro.

Na abertura das atividades, na manhã desta segunda-feira (18/09), enquanto acontecia na FAESF uma roda de conversa com famílias, instituições e sociedade pedreirense; no Espaço Poliesportivo do Colégio São Francisco, eram realizadas atividades recreativas de lazer para estudantes com deficiência. O coordenador do curso de Educação Física da FAESF, Erik Vale, juntamente com os universitários conduziu as atividades. “Nos unimos para comemorar essa data, em parceria organizamos essa semana de atividades recreativas e acreditamos que a atividade física contribui para o desenvolvimento das crianças, então foi com esse objetivo que promovemos esse momento para eles”, explicou.

“Todas as escolas estão trabalhando essa metodologia em relação a conscientização, com palestra, roda de conversa, confecção de materiais para a caminhada que será realizada dia 21. Levar esse assunto para dentro das escolas é uma forma de conscientizar nossos alunos a respeitar os direitos das pessoas com deficiência, levando a eles mais conhecimento e informações acerca disso”, esclareceu Glória Martins, coordenadora da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Pedreiras.

Cícera Damasceno, representante da Associação de Mães Especiais – AME, é mãe de uma criança autista e esteve participando da roda de conversa, onde durante sua participação ela deixou uma mensagem de apoio e incentivo aos pais e familiares para que juntos possam trabalhar a inclusão social.  “Percebemos que apesar das dificuldades, a sociedade vem buscando promover a integralidade e inclusão social das pessoas com deficiência, que precisam de um apoio de forma geral. Essa união entre os órgãos público e privados, com as famílias e instituições é algo muito importante, é um grande avanço. É um desfio ter um filho especial, ser uma mãe especial, então esse é o nosso papel também ajudar as pessoas que enfrentam algum tipo de dificuldade”, finalizou.

A programação prossegue nos próximos dias, com Workshop para professores e outras atividades, encerrando na quinta-feira (21/09) com uma caminhada no percurso pela Praça do Jardim, Rua Maneco Rêgo, Avenida Rio Branco a Praça Corrêa de Araújo, onde acontecerá o encontro com a caminhada do município de Trizidela do Vale que sairá da Praça de Eventos daquela cidade. As ações fazem parte do setembro verde, mês oficial da Luta pela Inclusão Social, onde um dos objetivos é unir forças em busca dos direitos das pessoas com deficiência.