Em reunião com representantes da cervejaria Ambev, nesta quinta-feira (31), o Sistema da Agricultura Familiar – Secretaria De Estado Da Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) – fechou parceria para fornecimento de mandioca produzida pelos agricultores familiares dos 30 municípios do Plano Mais IDH para fabricação da cerveja Magnífica.
Hoje, quatro municípios do Plano Mais IDH já fornecem mandioca para a Ambev: Araioses, Água Doce, Milagres e Santana. Com a parceria, o objetivo é ampliar para 30 o número de municípios do Mais IDH na rota de fornecimento de mandioca, gerando emprego e renda aos beneficiários do Plano.
Durante a reunião, que teve a presença da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), foi discutido sobre a implantação de fecularias de mandioca no Maranhão, incentivando assim a cadeia produtiva. Outro ponto discutido foi a criação de projeto de pesquisa visando a melhoria da produtividade da mandioca envolvendo a SAF, Agerp e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Ainda na conversa, foi firmado o compromisso para implantação de um projeto piloto da mandioca no Tabuleiros de São Bernardo e nos assentamentos do MST.
Presente na reunião, o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça, enfatizou a importância da parceria com a Ambev.
“O Sistema SAF trabalha hoje com nove cadeias produtivas e a mandioca é uma delas. É importante nivelarmos as ações junto com a Ambev e movimentos sociais para que possamos planejar a cadeia no ponto de vista de pesquisa e criar pólos de produção”,disse Júlio César.
A inclusão dos 30 municípios do Plano Mais IDH na fabricação da cerveja gera, sem dúvidas, emprego, renda e dignidade aos pequenos agricultores familiares, valorizando a mão de obra do trabalhador rural como fornecedor de um produto de qualidade como a Magnífica”, destacou o secretário.
Durante a conversa, a equipe da Ambev apresentou informações e dados do processo de fabricação da Magnífica, desde a compra da mandioca dos agricultores à criação do conceito da marca que busca valorizar a identidade do Maranhão.
Roberto Mattos, diretor Comercial da Ambev, ressaltou que a cervejaria busca colaborar ao máximo com os agricultores de pequeno porte fornecedores de mandioca.
“Estamos há pouco mais de seis meses com esse projeto da Magnífica, que é a cerveja nascida e criada no Maranhão, e nosso ingrediente principal é a mandioca. Então, nada melhor do que estar dialogando com a SAF e a Agerp para entender esse contato com os nossos agricultores e de que maneira podemos ajudar no desenvolvimento da economia do nosso estado por meio da produção advinda da agricultura familiar”, ressaltou Mattos.
Segundo o coordenador do MST-MA, Elias Araújo, “o projeto da Magnífica ajuda a estruturar a cadeia produtiva da mandioca no Maranhão. O projeto proposto pelo Sistema SAF não é só pegar a mandioca produzida nos assentamentos e municípios do Mais IDH, mas transformar de fato a cadeia da mandioca e melhorar a produtividade e a vida dos agricultores”.
A parceria com a Ambev é fruto da articulação com o Governo do Estado, por meio da SAF, Agerp, Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Secretaria da Fazenda de Estado do Maranhão (Sefaz) e Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca (Sagrima).