No final da tarde desta quarta-feira (22), em uma nota de esclarecimento da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, foi comunicado que o morador de Lago da Pedra, que estava internado em hospital de Teresina em tratamento por Covide-19 não resistiu e infelizmente morreu.
Em resumo, a nota da Semus transmite a seguinte informação.
A Secretaria Municipal de Saúde de Lago da Pedra (MA), por meio da Vigilância Epidemiológica, vem a público informar que o paciente lagopedrense, que estava hospitalizado em Teresina (PI), acometido pelo novo coronavírus (Covid-19), veio a óbito na noite da última terça-feira, 21.04.2020.
Ele decidiu ir para Teresina para tratamento médico. Em Teresinha apresentou sintomas indicativo do novo coronavírus. Apresentando os sintomas da pandemia, o paciente passou por exame de Covid-19 e o resultado deu positivo.
Após a confirmação do quadro de infecção pelo coronavirus, o paciente permaneceu em Teresina internado, até a data de sua morte.
O enterro e velório seguem obedecendo a determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, nos termos do art. 11, portaria nº 202 SES.
O velório deverá ser realizado ao ar livre, com caixão totalmente lacrado, terá duração de no máximo 10 minutos e ficará limitado a participação de no máximo 10 pessoas.
Fica vedada a realização de velórios em ambiente doméstico. Fica facultado a família a opção de cremação do corpo, obedecendo as exigências legais.
Externamos nosso profundo pesar pelo falecimento do paciente e lamentamos o dever de cobrar maciçamente que cada lagopedrense o dever do comprimento e a compreensão das determinações acimas mencionadas.
Vigilância Epidemiológica.
Lago da Pedra, 21 de abril de 2020
Este é o segundo lagopedrense que morre em decorrência do novo Coronavírus em outro estado. Veja na matéria.
Lagopedrense de 30 anos morre de Covid-19 no Rio de Janeiro.
Informação do Blog do Carlinhos