Mais de 1.200 denúncias por estupro de vulnerável já foram feitas em 2022 no Maranhão. Em 70% dos casos o agressor é alguém que ocupa um lugar que deveria ser de confiança para as vítimas.
Nessa terça-feira (18), um homem foi preso na cidade de Itapecuru-Mirim suspeito de abusar da prima, que tem Síndrome de Down. A polícia não sabe dizer há quanto tempo os abusos aconteciam mas, suspeita que eram há mais de 8 anos, já que a menina teve dois filhos que estão com 7 e 4 anos. A paternidade foi confirmada quase 3 anos depois da denúncia com exames de DNA pedidos.
Segundo a coordenadora das Delegacias da Mulher, a delegada Kazumi Tanaka, a prisão do suspeito só foi possível por conta de uma denúncia anônima. Ela acrescenta que neste tipo de crime é muito difícil reunir provas, pois não há testemunhas e quando mulher tem uma dificuldade de se expressar, de correlacionar uma situação a outra a dificuldade ainda é maior.
“Na verdade a vítima pela condição que ela tem ela não se expressa, ela não verbaliza como foi, quem foi e tudo mais. Então a gente em uma dificuldade porque o estupro, diferentemente de outros crimes, não há testemunhas e quando mulher tem uma dificuldade de se expressar, de correlacionar uma situação a outra a dificuldade ainda é maior. As pessoas também normalmente não querem contribuir, colaborar com aquela situação. No máximo o que a gente recebe em uma situação como essa é uma denúncia anônima de uma pessoa que não quer se envolver diretamente para dizer o que sabe. Então, isso de reunir provas suficientes para materializar e identificar realmente nós temos provas contundentes que foi esse aqui o causador do estupro praticado contra essa pessoa com deficiência realmente não é fácil, mas a gente também durante o decorrer de todo esse tempo a gente não descansou enquanto a gente tivesse uma prova mais contundente para chegar agora a prisão desse agressor”, explicou Kazumi Tanaka.
Um total de 382 casos de estupro de vulnerável foram registrados no Maranhão no ano de 2021. Até setembro de 2022 foram mais de 1.200 denúncias pelo mesmo crime foram feitas. O número é inclusive maior do que os casos de abuso contra adultos.