Após quase 6 horas, o sistema nacional de energia foi restabelecido. Foi o que informou o Ministério de Minas e Energia em nota emitida por volta das 15h desta terça-feira (15).
“O Ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que o sistema nacional de energia foi restabelecido, às 14h30, restando ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades”, diz a nota.
Ainda de acordo com a nota, apenas poucas cidades ainda precisavam de alguns ajustes para ter o fornecimento elétrico em toda sua plenitude, mas que nenhuma localidade estava mais 100% sem energia. A queda de energia ocorrida hoje afetou 25 estados e o DF. O único estado não afetado foi Roraima, que não está vinculado ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, falou sobre o assunto na saída do prédio da vice-presidência, no Palácio do Planalto. Segundo Alckmin, ele esteve conversando com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e com o secretário-executivo da pasta, Efraim Pereira da Cruz, sobre a situação, e lhe foi informado que o problema foi gerado na cidade de Imperatriz, Maranhão.
“Está indo bem. Estão com um problema em Imperatriz, no Maranhão, mas já estão debruçados lá sobre o problema”, disse, afirmando que as causas vão ser investigadas.
Alckmin responde pela presidência do país enquanto o titular, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está no Paraguai, onde participou da cerimônia de posse do novo presidente, Santiago Peña, pela manhã.
O Imparcial