O pequeno município de Nina Rodrigues, de apenas 14 mil habitantes, é o sétimo mais pobre do Maranhão, segundo o IBGE. Isso significa que a imensa maioria da população vive na pobreza e na extrema pobreza, com renda tão pequena que não é suficiente nem para assegurar a alimentação cotidianamente.
Mas, o prefeito Rodrigues não tá nem um pouco preocupado com isso e resolveu promover uma mega festa para comemorar o seu próprio aniversário e do seu pré-candidato Jones Braga. O evento ostentação terá um churrasco com 500 quilos de carnes e 500 caixas de cervejas, várias bandas etc…
Toda essa abundância contrasta com os precários serviços públicos oferecidos pela Prefeitura. O sucateamento da saúde chega a tal ponto que faltam medicamentos e outros insumos básicos, tanto nas UBS’s, quanto no próprio hospital, falta também ambulância, o que obriga os pacientes a serem transportados em condições muito inadequadas.
Apesar de receber uma montanha de recursos, a educação não é diferente, os alunos tiveram de conviver com a falta constante de merenda escolar, transporte escolar muito precário e até o encerramento do ano escolar no início de dezembro, mesmo com a paralisação das aulas por mais de 30 dias devido às enchentes.
Motivo alegado é a falta de recursos. Nunca é demais lembrar que este quadro perverso de pobreza e extrema pobreza é a verdadeira herança maldita deixada pelo prefeito Rodrigues, após 7 anos de governo, mas tem também a contribuição direta de Jones Braga, que governou o município por 8 anos. Por isso não há o que comemorar e nem ostentar. Pelo contrário, essa festa representa constrangimento e humilhação para um povo tão sofrido!