O Governo do Estado levará quatro escolas militares para o município de Paço do Lumiar. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Brandão no último sábado (18) em meio as comemorações dos 64 anos de emancipação do município, com a assinatura das ordens de serviços que irão garantir a reforma e adequação de novas escolas militares.
Com recursos do Tesouro Estadual e um prazo de 90 dias, serão reformadas e adequadas as unidades escolares CE Erasmo Dias, para instalação de mais um Colégio Militar Tiradentes, da Polícia Militar; e as UEBs Tácito Caldas; UEB Vereador José Carlos Costa Ferreira e UEB Monteiro Lobato. Nessas três, passará a funcionar o Colégio 2 de julho, do Corpo de Bombeiros.
“Essa iniciativa reafirma nosso compromisso com a educação de qualidade para Paço do Lumiar e para o Maranhão, oferecendo um ambiente de aprendizado mais estruturado e voltado para a formação de cidadãos comprometidos com valores como disciplina, respeito e responsabilidade. Essas escolas se tornarão referências no preparo dos nossos estudantes para os desafios do futuro”, destacou o governador Carlos Brandão.
As reformas e adequações para a implantação das escolas militares serão executadas pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), que tem atuado com obras em vários eixos no estado, entre os quais a educação.
“Temos cumprido a determinação do governador, que é melhorar os serviços mais fundamentais para a população, como: saúde, segurança e educação. Em parceria com os municípios e as instituições militares, já reformamos e readequamos cerca de 20 unidades das escolas Tiradentes e 2 de julho no Maranhão, no ano passado e, agora, mais quatro escolas serão reformadas na Grande Ilha para melhorar ainda mais a educação pública no nosso estado”, apontou o secretário de Governo, Márcio Machado.
Aprovação da USP
As escolas militares têm expressiva contribuição na oferta com qualidade do ensino público no estado.
Além do ensino, outro pilar importante nessas escolas é o esporte, que contribui fortemente para melhorias dos índices da educação da rede pública no Maranhão.
Um exemplo foi a provação da Estudante Ana Theresa Carvalhal, estudante da Escola 2 de julho que conquistou a aprovação para o curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP), no último vestibular, e que se configura em um exemplo do avanço do ensino das escolas militares maranhenses.