Novos uniformes para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O prefeito Antônio França, juntamente com a secretária Municipal de Saúde e a coordenadora da Atenção Básica, Edinete Carvalho, entregou materiais de trabalho e participou de reunião com estes profissionais, nesta terça-feira (12/09), na Associação Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde. “É de grande importância para nós estarmos oferecendo um melhor suporte esses profissionais, ouvimos as solicitações deles, algo que consideramos positivo para melhorar o trabalho na área da saúde do nosso município”, concluiu o gestor municipal.
“Esses profissionais precisam ser identificados pela comunidade, por isso o fardamento é essencial e nessa gestão está sendo fornecido no kit, duas camisas, uma bolsa, um boné, caneta e lápis para que eles possam utilizar durante os seus trabalhos”, explicou Karen Cynthia, secretária Municipal de Saúde.
“Há algum tempo não tínhamos acesso a esse material e hoje temos a honra de receber esse kit da gestão municipal. Tivemos uma reunião muito importante com o gestor. Sabemos que um bom diálogo resolve qualquer situação, e os agentes comunitários são profissionais de grande importância, então de fato devemos nos dedicar e ter compromisso com o nosso trabalho, que é ajudar a população no sentido de levar saúde para as famílias”, avaliou José Wila, ACS.
“Estou muito feliz por receber esse kit, com fardamento e materiais que irão contribuir para que possamos melhor exercer nossa função de agente comunitário de saúde e estamos muito gratos. O prefeito nos ouviu e irá nos apoiar na luta pelos nossos direitos; muitas dúvidas foram esclarecidas nessa reunião, e me sinto confiante com esta administração”, disse Francimar Dantas, ACS.
Na reunião ainda foram abordados outros assuntos, como incentivos financeiros aos ACS. “Eles fizeram solicitações com relação ao incentivo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) que serve tanto para melhorias da unidade em si, como para o incentivo de profissionais. No ano passado uma lei foi aprovada, mas precisa de alguns complementos, de uma adequação, para ser novamente apreciada na Câmara Municipal e nós precisamos estabelecer critérios através das metas atingidas, para que esses profissionais recebam esse incentivo”, esclareceu a secretária.