Em meio à movimentação política que começa a se desenhar para as eleições de 2026, o deputado federal André Fufuca (PP), atual ministro do Esporte, fez uma declaração contundente sobre sua pré-candidatura ao Senado. Em entrevista ao radialista Rogério Silva, no programa Ponto Continuando, da 92.3 FM, Fufuca não poupou palavras e afirmou com firmeza: “Muitos são pré-candidatos, mas quem é ministro dele sou eu”, referindo-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A fala de Fufuca ocorre em um cenário em que as vagas de senador pelo Maranhão estão em disputa, com nomes como os senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD), ambos pré-candidatos à reeleição. O ministro do Esporte, que retorna ao cargo nesta segunda-feira, 3, mostrou confiança em sua trajetória política, destacando que seu projeto de candidatura ao Senado é apoiado por amplos setores da sociedade e da classe política.
Fufuca também reforçou que seu diálogo com Lula é direto e franco, garantindo que o presidente respeitará a democracia e não aceitará imposições externas em relação à formação da chapa governista. “Acredito que o presidente Lula vai aceitar que a democracia prevaleça, até porque ele é um democrata por natureza”, afirmou.
A disputa pelas vagas de senador no Maranhão será acirrada, especialmente com o possível movimento de renúncia do governador Carlos Brandão (PSB) em abril de 2026, o que abriria uma vaga no Senado para o governador ou seu aliado. Em sua entrevista, Fufuca destacou a importância do trabalho de base e do diálogo com os aliados, e também falou sobre suas conversas com outras lideranças políticas, como o deputado Pedro Lucas (PL), reforçando suas alianças com partidos como o MDB e o PSB.
Fufuca ainda afirmou que sua pré-candidatura ao Senado é uma construção coletiva, apoiada por muitos, e que seguirá firme em sua trajetória enquanto a população continuar a lhe dar apoio. “A gente tem uma pré-candidatura que tem uma adesão muito forte da classe política, da população, da sociedade organizada. E enquanto a população nos colocar à disposição, estaremos firmes e fortes em busca deste objetivo”, declarou.