Estamos em fevereiro de 2025, o Instituto Paraná divulgou uma pesquisa apontando o atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide, como líder nas intenções de voto para o governo do Maranhão nas eleições de 2026. Porém, essa realidade pode ser outra. olhando para a história recente, mais precisamente em Dezembro de 2021, nesse mês foi divulgada a seguinte pesquisa:
Divulgada nesta quinta-feira (30), pesquisa do Instituto Escutec, confirma a liderança do senador Weverton (PDT) na disputa pelo governo do estado do Maranhão em 2022.
O levantamento realizado entre os dias 27 a 29 de dezembro, mostra o senador Weverton com 29% das intenções de voto.
Ao longo da semana, os institutos Engrácia Garcia e Econométrica já haviam divulgado resultados similares, com Weverton em primeiro lugar.
Na pesquisa eleitoral da Engrácia Garcia, Weverton está isolado na liderança com 35% e na Econométrica ele tem 26,9% das intenções de voto, com um crescimento de 4,9% em relação ao último levantamento, realizado em novembro de 2021.
Na pesquisa da Escutec, divulgada pela TV Mirante, Weverton tem quase o dobro das intenções de voto do segundo colocado, o vice-governador Brandão (PSDB), que tem 17%, seguido do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD), com 16%. Neste cenário o senador Roberto Rocha aparece com 10%.
O senador com o dobro das intenções de votos do segundo colocado, que naquele ano era o atual governador Carlos Brandão.
O que aconteceu para Brandão tirar a vantagem e ser reeleito, já explico. Brandão foi reeleito no primeiro turno, o senador ficou em terceiro lugar.
Agora vou explicar o que aconteceu.
Acontece que em 2021, Flávio Dino, então governador do Maranhão, ainda não tinha apontado o cetro para Carlos Brandão, seu vice- fiel e de grupo.
Seguindo a linha do tempo, vamos acelerar um pouco, em Abril de 2022 Carlos Brandão assumiu o governo de forma definitiva, Flávio Dino, teve que renunciar para ser candidato ao senado.
Brandão começa a trabalhar e rodar o Maranhão e consequentemente subir nas pesquisas, vale lembrar que Brandão teve um problema de saúde, no entanto Marcus Brandão, seu irmão, assumiu a articulação da campanha até que seu irmão se recuperasse, a essa altura a chapa está montada, Carlos Brandão Governador e Felipe Camarão vice-governador, o resto é história que estamos vivendo.
Isso tudo para dizer a você que a eleição para governador passa pelo maior líder político do Maranhão na atualidade, governador Carlos Brandão, aquele para quem ele dizer aquelas palavras: o meu sucessor é, ou o meu candidato é, esse ganhará as eleições.
Todavia, Brandão tem um vice-governador de muita habilidade política, nome leve, transita bem entre vários seguimentos da política, tem currículo de sobra, muita experiência na vida pública, e é o primeiro na linha sucessória de Brandão, estou falando do professor Felipe Camarão.
A pesquisa Paraná apontou Orleans Brandão, como sucessor de Brandão, porém, o próprio Orleans, já disse que será candidato a deputado federal, portanto é aguardar quem de fato vai ser o escolhido de Brandão.
O futuro do Maranhão dependerá muito da escolha de Brandão para o seu sucessor, e a pesquisa divulgada pode ser um reflexo da incerteza que ainda paira sobre o cenário político.
A única certeza é que o governador Carlos Brandão, junto com seu vice, Felipe Camarão, terão um papel determinante no destino da política estadual.