Confira registros do lançamento do Projeto QuintArte e Cultura no Instituto Histórico e Geográfico de Codó

Notícia Geral

O ano de 2023 marca o bicentenário do nascimento de um dos maiores expoentes da literatura brasileira, o poeta maranhense da cidade de Caxias, Gonçalves Dias. Para celebrar e resgatar sua obra, o Instituto Histórico e Geográfico de Codó, realizou nesta quarta-feira (29), a 1ª edição do Projeto QuintArte e Cultura, com o lançamento da obra “Uma homenagem ao BI centenário de Gonçalves Dias”.

O evento foi aberto à população, o objetivo é a interação entre a cultura e a arte, os avanços das comunicações, tecnologias, a apreciação da arte, a interpretação do passado e o presente, e garantir que as gerações futuras tenham acesso a essa história. Entre as atividades durante a programação, teve a participação das turmas de Letras, Música e Geografia da UEMA/UEMANET, sobre a vida e as obras de Gonçalves Dias e na oportunidade, houve a apresentação de um documentário em homenagem aos 25 anos de EAD no Maranhão.

Nessa primeira edição, o projeto foi executado no Instituto Histórico e Geográfico de Codó, com parcerias de extrema relevância para o município como a Universidade Estadual do Maranhão, através dos Centros de Estudos Superior de Codó e o Núcleo de Tecnologias Educacionais. A Universidade Aberta do Brasil, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Juventude, Cultura e Igualdade Racial, Universidade Federal do Maranhão, associações culturais, grupos culturais e musicais, entre outros. O projeto será realizado toda segunda quinta-feira do mês e terá, a cada edição, uma programação de acordo com o período de execução e a procura dos fazedores de cultura das universidades e dos parceiros.

“Então, hoje nós estamos aqui, a nossa programação de lançamento, a intenção é nós celebrarmos aqui o Bicentenário de Gonçalves Dias, através do projeto que foi elaborado pela professora Deusimar e os demais alunos da Universidade Estadual do Maranhão, através da Universidade Aberta do Brasil. Como vocês podem observar, a nossa programação tem uma interação com a Universidade do Estadual do Maranhão, nos cursos EAD, que hoje, que esse ano completa 25 anos de EAD no Maranhão, e funciona desde 2009 em Codó, e por lá já passaram mais de 800 alunos, desde a extensão, a graduação e a pós-graduação. E hoje aqui nós temos o curso de Geografia, Música e Letras. Todos funcionam na modalidade EAD e aqui nós estamos para demonstrar a vocês que o curso EAD não é um curso só das redes sociais, da internet, do computador. E há um papel muito importante também da EAD, na presencialidade, nas aulas extra-curriculares e é o que os alunos irão demonstrar nas atividades que a gente está propondo a fazer”, disse a professora Melissia Abreu.

Natali Nartene