O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência no município maranhense de Buriticupu, afetado pelo avanço das voçorocas — grandes crateras formadas pela erosão do solo.
A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Com esse reconhecimento, a Prefeitura está autorizada a solicitar recursos federais para ações de defesa civil. Essas ações incluem a aquisição de cestas básicas, água potável, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório, visando atender às necessidades imediatas da população afetada.
As voçorocas em Buriticupu têm causado sérios danos ao longo dos anos. Nos últimos 30 anos, mais de 80 residências foram destruídas pelas crateras, e o avanço contínuo dessas formações geológicas já colocou mais de 180 famílias em áreas de risco. Algumas dessas crateras atingem até 80 metros de profundidade, representando uma ameaça à população que é obrigada a deixar suas residências para fugir de possíveis desastres.
Recentemente, a prefeitura de Buriticupu decretou estado de calamidade pública e cancelou as festividades de Carnaval, direcionando os recursos e para o enfrentamento do problema enquanto o município aguarda a liberação de recursos federais para a implementação de obras de contenção.