O governador do Maranhão Carlos Brandão entregou neste sábado (3), a urbanização do Porto da Jussara, no município de Raposa.
A obra fortalece o desenvolvimento econômico, social e o potencial turístico, garantindo integração, acessibilidade e lazer para a população da área e visitantes.
“Hoje o dia é de muita alegria com a chegada desse grande equipamento público. Entregamos o porto, uma praça, quiosques, um verdadeiro complexo que vai servir para o escoamento do pescado. A Raposa não pode ficar fora da rota do turismo e nós vamos fortalecer cada vez mais essa cidade. Estamos também entregando várias ruas pavimentadas que facilitam o acesso ao Porto da Jussara. Autorizamos também a construção de mais um porto porque a Raposa merece. Teremos vários locais para servir bem o pescador e os turistas”, garantiu o governador Carlos Brandão durante a entrega da praça.
Moradora da Raposa, Maria de Lourdes afirmou que não imaginava que esse dia iria chegar. “ Nunca pensei que um dia isso fosse acontecer. Nós queremos cada vez mais que esses benefícios cheguem para a nossa comunidade. É um Governo que enxerga o povo” afirmou dona Maria.
O novo porto vai oferecer à comunidade um equipamento comunitário adequado para as necessidades do local.
O projeto inclui revestimento em cimento armado, guarda corpo, estaleiro, rampa de atracamento, iluminação pública, área arborizada, playground, academia ao ar livre, construção de meio-fio e nova pavimentação asfáltica. O valor investido na obra foi de mais de R$1 milhão.
“Essa é uma obra primordial pro turismo do Maranhão. Pessoas humildes, os colonos viviam sonhando em ter a realização de uma obra gigantesca como essa. Com o Porto da Jussara teremos um desenvolvimento do turismo”, finalizou João Pinheiro, servidor público.
O evento contou com a presença de deputados federais, estaduais, secretários estaduais, vereadores e lideranças políticas.
– Ruas em bloquetes sextavados
Além da urbanização do Porto da Jussara, o governador Brandão também entregou quatro ruas no mesmo bairro que receberam pavimentação em bloquetes sextavados.
As quatro ruas foram indicadas pelo ex-prefeito do município, José Laci e integram o programa Trabalho com Dignidade, idealizado e executado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), que utiliza mão de obra carcerária para a feitoria das peças de concreto destinadas à pavimentação de ruas. É também com esse material que o Governo do Estado executa ações como o Mutirão Rua Digna.