Nesta segunda-feira, dia 27 de março, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital que trata das instruções e dos prazos para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 e justificar a ausência na última edição do exame. Nos dois casos, o período vai de 17 a 28 de abril.
Siga a leitura e confira mais informações sobre os prazos, veja o cronograma completo e, ainda, conheça o Curso Enem Gratuito, uma oportunidade incrível para estudar de graça e se preparar para as provas.
Como pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023?
Se você pretende solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 ou justificar sua ausência na edição passada, fique atento ao prazo divulgado pelo Inep.
Os pedidos precisam ser realizados na Página do Participante. Você deve informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), a sua data de nascimento, um endereço de e-mail e número de telefone válidos.
Fique atento: esses dados devem ser exatamente iguais aos cadastrados na Receita Federal. Assim, você evita a incompatibilidade de informações, o que pode inviabilizar o pedido do benefício.
Quem pode solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023?
A isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 pode ser solicitada por participantes que estejam cursando o último ano do ensino médio em escolas da rede pública. Todas as modalidades de ensino são válidas.
O benefício se estende a estudantes que cursaram o ensino médio com bolsa integral na rede privada e que possuam renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Participantes que declaram situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) também podem pedir a gratuidade da inscrição. Para isso, basta informar o Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
É importante lembrar que a aprovação do pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 ou da justificativa de ausência na edição de 2022 não garante a inscrição no exame. Isso quer dizer que, mesmo que você consiga o benefício, precisa fazer a inscrição normalmente.
Como justificar a ausência na edição passada?
A justificativa de ausência é voltada para participantes que conseguiram a isenção da taxa de inscrição em 2022, não compareceram nos dias de provas e desejam obter a gratuidade novamente para fazer o exame em 2023.
Nesses casos, é obrigatório o envio de documentação que comprove o motivo da ausência. Esses documentos precisam ter data e assinatura, não podem ser autodeclaratórios ou emitidos pelos pais ou responsáveis. Os formatos aceitos incluem PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.
Quais motivos são aceitos para justificar a ausência?
O anexo I do Edital traz os motivos que podem justificar a ausência no exame. Confira quais são:
Assalto/furto
Acidente de trânsito
Casamento/união estável
Morte na família
Maternidade
Paternidade
Acompanhamento de familiar
Privação de liberdade
Emergência/internação/repouso médico ou odontológico
Trabalho
Deslocamento a trabalho
Intercâmbio acadêmico
Atividade curricular
O Edital relaciona ainda a documentação necessária para comprovar cada uma das situações.
Leia o Edital n.º 20, de 22 de março de 2023 completo.
De olho no cronograma do Enem 2023
Para te ajudar na organização dos prazos, fique atento ao cronograma oficial do Enem 2023:
Prazo para justificar ausência no Enem 2022 e solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2023: de 17 a 28 de abril
Resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 e justificativas de ausência na edição de 2022: 8 de maio
Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023: de 8 a 12 de maio
Resultado do recurso: 19 de maio
Período de inscrições: de 5 a 16 de junho
Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro
Divulgação dos gabaritos: 24 de novembro
Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024
Estude de graça para o Enem 2023
Com o Curso Enem Gratuito, você tem acesso a aulas escritas, videoaulas, e-books, simulados e professores extremamente qualificados, e se prepara com os conteúdos que mais caem nas provas, de acordo com as últimas dez edições do exame.
O custo para tudo isso é zero! Você não precisa pagar nada para estudar e ainda pode organizar o seu tempo conforme os nossos Planos de Estudos.
As inscrições estão abertas! Estude conosco e aumente as suas chances de se sair bem no Enem!
Blog do Enem