Do MA 10– O presidente da república Michel Temer (PMDB) virá ao Maranhão nesta semana conhecer as instalações do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), de acordo com confirmação da organização militar. Essa será a primeira vez de sua visita após a deposição de Dilma Rousseff. A vinda está programada para a próxima quinta-feira (5).
No estado, Temer tem como principais aliados a ex-governadora Roseana Sarney e o ex-senador José Sarney.
Nas rodas políticas o comentário desta segunda-feira foi o encontro no domingo em Brasília do presidente Michel Temer com a ex-governadora Roseana Sarney, que ficou conhecido como o abraço dos afogados. Com apenas 5% de aprovação, segundo o Datafolha, Michel Temer já é o presidente mais impopular da história do Brasil, ao lado de José Sarney. Já Roseana também possui uma rejeição estratosférica no Maranhão devido sua gestão desastrosa que levou o estado ao atraso e aos piores indicadores sociais.
No encontro, Roseana pediu a Temer apoio para a sua candidatura ao governo.
A visita de Temer ao Maranhão na próxima quinta-feira acontece no momento em que os Estados Unidos avaliam contraproposta brasileira para o uso da base de lançamento de foguetes de Alcântara.
O novo texto, alterado pelo Ministério da Defesa neste ano, foi entregue ao governo americano há cerca de dois meses. A primeira proposta, feita pelos EUA, havia sido redigida há 15 anos.
Visita do ministro-chefe da Casa Civil
Em agosto, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, esteve nas instalações do CLA e defendeu que o local seja aproveitado de forma mais eficiente para o Brasil ganhar espaço no mercado aeroespacial.
O ministro então conheceu detalhes do projeto de ampliação do complexo e após sobrevoar a área de Alcântara acompanhado do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen, considerou que a estrutura deve ser mais bem aproveitada.