A oposição em Peritoró jamais tiveram facilidade para unificar todos os interesses políticos em torno de um só candidato.
Pe. Jozias, governou o município de Peritoró no ano de 2004, perdeu para Dr. Agamenon, voltou para a prefeitura em 2012, candidatou-se a reeleição em 2016 e ganhou, ou seja, o atual prefeito tem 12 anos a frente da cidade. Vale a pena lembrar que em 2016 tinha três candidatos a prefeito; Pe. Jozias, Dr. Júnior e Jorge Murad, Pe. Jozias ganhou de Dr. Júnior, foi uma virada inesperada para algumas pessoas do meio político, pois as pesquisas indicava Dr. Júnior como vencedor.
Com a proximidade das eleições de 2020, a cidade já vive os bastidores político, muitos nomes são ventilados como pré-candidatos a prefeito de Peritoró. É claro, que o prefeito tentará eleger o seu sucessor, e especula no meio do seu grupo político, que o escolhido é o advogado Rafael Oliveira, que é sobrinho do gestor. Rafael, é morador de Coroatá, e presta serviço ao município de Peritoró. Peritoró tem uma Cultura de eleger pessoas de outros municípios para administrar. Todos que governaram até hoje não foram filhos de Peritoró, GERALDO DO CÉU, esse era do Estado de São Paulo, porém chegou muito cedo, foi um dos desbravadores da terra, o povo de Peritoró sempre escolheu ele como líder, pois na época que Peritoró era distrito de Coroatá, Geraldo foi vereador representando os peritoroenses. Ele teve um grande trabalho prestado ao povo de Peritoró, tanto que foi eleito o primeiro prefeito da cidade. Dr. AGAMENON, ele é de Formosa, por muito tempo desenvolveu e um trabalho na cidade, só depois veio à candidata-se para prefeito, o povo reconheceu o seu trabalho, deu a ele dois mandatos de prefeito, Pe. Jozias, atual prefeito, é Arari, também teve um importante papel na cidade, pois contribuiu na emancipação política do município, ele tem três mandatos, sendo que um está em curso. Todos os citados tiveram alguma contribuição para Peritoró. Mais, é chegada a hora do povo escolher um genuíno peritoroense para ser o gestor, dos sete pré-candidatos, quatro é peritoroense, cabe ao povo escolher o melhor.
OPOSIÇÃO
A oposição de Peritoró encontra-se dividida, cada um pensando no seu próprio ego, cada um olhando para o seu próprio umbigo . Até o momento não existe um projeto de união entre aqueles que são pre-candidatos. Por outro lado o atual prefeito larga na frente, pois afinal, ele tem toda a força que um prefeito pode ter em uma cidade pequena como Peritoró . Está claro e evidente que o caminho da vitória em 2020, é o difícil caminho da União. A união em prol de uma cidade melhor, uma cidade onde tenhamos uma universidade pública para todos estudarem, não precisar deslocar-se para outros municípios, uma cidade que tenha uma praça de lazer para os jovens, uma cidade que venha ofertar a prática de esportes para a juventude. Ô Peritoró bela cidade, esse é um trecho do hino de Peritoró, todavia, para termos essa bela cidade, é preciso andar pelo difícil caminho que leva à união. É necessário uma grande aliança pelo futuro da cidade, no entanto, se coalização não acontecer, a cidade corre um sério risco de continuar nas mãos do atual gestor.
Texto: Maciel Silva