Pedreiras teve presença ativa e destacada, através da nutricionista da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, Ruth Barreto, na 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, que aconteceu no período de 17 a 20 de agosto, em Brasília, com o tema: “Desafios para integralidade com equidade”. Com um total de 1800 participantes de todo o país, em, destas 1261 delegadas, que foram eleitas durante as conferências estaduais, com a participação de todos os estados da federação.
Ruth Barreto trilhou uma trajetória para poder participar, como delegada e ter direito a voto na Conferência Nacional. A nutricionista participou, inicialmente, junto com a equipe da Secretaria da Mulher, da organização de conferências livres no município de Pedreiras; em seguida participou na Conferência Macrorregional, em Bacabal, onde foi eleita delegada estadual. Já na Conferência Estadual, em São Luís, se elegeu delegada para participar da Conferência Nacional, junto com a delegação do Maranhão. Em Brasília, participou das discussões para melhorias e garantia dos direitos, para a implementação e ampliação de serviços de uma saúde de qualidade para as mulheres.
“Me sinto honrada em poder ter participado desse momento histórico, que marca a luta por garantia de direitos e melhoria na saúde das mulheres. Pude votar, como delegada, em propostas de todo o país, e as melhores, inclusive as do Maranhão, foram aprovadas. Com isso esperamos, agora, que sejam colocadas em prática. Foram quatro dias de intenso debate, onde diferença e respeito caminharam lado a lado, e isso fez fortalecer as escolhas. Representei meu município amado, minha Princesa do Mearim, nossa querida Pedreiras, foi uma grande responsabilidade, e fiz de tudo para garantir melhorias para nossas mulheres, que merecem tudo de melhor, principalmente em se tratando de saúde. Sensação de dever cumprido e o coração cheio de esperança”, avaliou assim sua participação, a nutricionista Ruth Barreto, da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres.