Secretário de Saúde de Pedreiras volta a falar em “erro de digitação” para desmentir reportagem da Piauí

Notícia Geral

Na tarde de quinta-feira (07), a imprensa da região, do estado e do Brasil, encarniçou a informação de que o município de Pedreiras realizou 540.301 extrações de dentes no ano passado, e 220 somente este ano. O que dá um total de 19 dentes arrancados por cada morador de Pedreiras. 

A notícia publicada na Revista Piauí gerou escândalo e se transformou até motivo de chacota, e Pedreiras foi alcunhada de “a cidade mais banguela do país” e que todos os procedimentos vinham sendo pagos com dinheiro do orçamento secreto. Dezenas de blogs e sites estão repercutindo a informação, o que obrigou a secretaria municipal de saúde no final desta tarde a emitir uma nota de esclarecimento. 

Na mensagem, assinada pelo secretário Marcílio Ximenes, alega que o número informado se tratou de “erro de digitação”, e que os dados verdadeiros de 2021 apontam para aproximadamente 40 extrações de dente por mês, no no mês de setembro, em que deveria ter sido digitado 51, houve um erro e fora digitado 540.301. 

Além disso, Marcílio Ximenes também nega que os números foram exagerados propositalmente para o município receber mais verbas. 

leia a nota

Mais

Curiosamente, esta não é a primeira vez que o secretário Marcílio Ximenes utiliza este artifício:  certos dados polêmicos que caíram na imprensa como “erros de digitação”. No começo deste ano, o município de Pedreiras iniciou testagens em massa da covid-19, porém, vários moradores que fizeram os exames alegaram que os testes estavam com a data de validade vencida. 

Em decorrência, repercutiu na cidade a ideia de que os testes da SEMUS estariam sendo aplicados fora da data de validade de propósito, para que o município tivesse um quadro de casos positivos que justificasse a decretação do estado de calamidade, para supostamente “barganhar recursos”, porém, Marcílio Ximenes negou afirmando que havia o famigerado “erro de digitação”, nas datas. 

 

Informações do Carlinhos