O Podemos, partido que conseguiu em um curto espaço de tempo formar uma boa nominata para a disputa destas eleições, vem para a corrida eleitoral por cadeiras na Assembleia Legislativa com o time bem equilibrado.
A sigla registrou na Justiça Eleitoral 24 nomes, desses, 05 (cinco) mulheres e 19 homens. O Blog vislumbra 10 (dez) bons puxadores de votos, os demais são considerados “buchas”.
Entre os puxadores de votos está Júnior Cascaria, ex-prefeito de Poção de Pedras, o Tornado de Poção de Pedras, assim ele é chamado por amigos, eleitores, e familiares. Cascaria está se destacando pelo o carisma e palas boas propostas que vem apresentado ao povo do Maranhão.
Veja abaixo a lista dos puxadores de votos e daqueles que são considerado buchas.
Jota Pinto, Valeria Macedo, Cleomar Tema, Enos Ferreira, Leandro Bello, Raimundo Cutrim, Penaldinho, Marcial Lima e Raymara Lima são tidos dos puxadores de votos, juntos, eles têm – segundo o prognostico do Blog do DC – cerca de 250 mil votos, mais 30 mil do possível desempenho dos “buchas”, totalizando cerca de 280 mil votos para o Podemos.
O quociente eleitoral para deputado estadual (votos válidos pelas 42 cadeiras da Assembleia Legislativa) deve chegar a 80 mil votos. De forma que o partido Podemos deverá eleger 03 (três) deputados estaduais de forma direta.
Válido destacar, que o partido é um dos mais equilibrados destas eleições entre os “puxadores de votos, único candidato considerado com um pouco mais de vantagem é o ex-prefeito de Poção de Pedra, Júnior Cascaria, os demais são praticamente iguais.
– E MAIS
“Buchas” num processo eleitoral, são aqueles candidatos sem a mesma força de um político de mandato. São relativamente mais “fracos”, servem unicamente para contribuir a fim de alcançar o quociente eleitoral e, assim, reeleger quem já possui o cargo eletivo e/ou detêm poderio financeiro maior – aqueles considerados mais fortes.
O ponto de vista expressado neste post não tem valor cientifico, portanto, trata-se unicamente de prognóstico, logo, são palpites e não possui efeito de pesquisa eleitoral.
Com informações do Blog do Domingos Costa