A Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz (Semus) informou que recebeu na tarde da última sexta-feira (21) a confirmação laboratorial dos primeiros casos de Monkeypox na cidade. Tratam-se de três homens, de 29, 21 e 33 anos.
De acordo com a Semus, os pacientes estão em isolamento domiciliar, com sintomas leves, e são monitorados pela Vigilância Epidemiológica em parceira com a rede de Atenção Básica. Outros cinco casos suspeitos na cidade estão sob investigação.
Em caso de suspeita da varíola dos macacos, os adultos devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência mais próxima, onde o médico vai avaliar a lesão e o histórico do paciente. Nos fins de semana, o acompanhamento deve ser feito nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Em Imperatriz, se o caso for considerado suspeito, será encaminhado para o centro de referência da Vila Nova, para coleta do material biológico.
Também na cidade de Imperatriz, adultos com casos considerados graves serão encaminhados para o Socorrão. Crianças serão atendidas no Hospital Municipal Infantil. Gestantes em todas as situações (leve, moderado e grave) serão atendidas no Hospital Materno Regional.
Fonte: Enquanto Isso no Maranhão