Peritoró-MA, geograficamente no leste maranhense, tem como prefeito o senhor Pe. Jozias, vem sofrendo uma troca de secretários incomum. Tem secretário que deixou o cargo, mas, colocou a esposa, outro colocou o filho, vereador coloca a filha, tem professor que era secretário adjunto, deixou o cargo, porém, colocou a esposa.
Naldo Lisboa, vereador e presidente da câmara municipal de vereadores, indicou Larissa Salazar Lisboa, sua filha, para ser secretária da secretária de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Waldir Collares, era secretário adjunto de esporte, saiu e indicou Gerlane Azevedo da Silva Costa, sua esposa, esses são os casos mais antigos.
Com aproximação das eleições houve mais mudança nas secretarias de; Esporte e Juventude, Meio Ambiente e Assistência Social.
Jessusmar Aurino, ex-vereador e ex-secretário de Meio Ambiente, indicou Daniella Araújo Soares, sua esposa para ser a nova gestora do Meio Ambiente. Algumas pessoas do meio político esperava que o próximo secretário seria o atual secretário adjunto e aliado do ex-secretário, Valdir Francisco do Nascimento.
Aldo Costa, ex-vereador e ex-secretário de Esporte e Juventude, teve a mesma atitude, indicou Anderson Campelo da Silva, seu filho, para exercer a função de secretário municipal de Esporte e Juventude.
Léo Costa, ex-candidato a vereador e ex-secretário de Assistência Social, deixou o cargo recentemente, ele também indicou alguém da família para lhe substituir, indicou Rozimeire da Silva Marcolino, sua esposa. Esse também era o caso que algumas pessoas estavam esperando a secretária adjunta assumi, isso seria o normal.
Os ex-secretários de: Meio Ambiente, de Esportes e Juventude e de Assistência Social, deixaram os cargos para saírem candidatos a vereador na eleição municipal deste ano. Documentos abaixo