“Um momento muito importante para o Maranhão, onde a FAMEM, que é esse instrumento municipalista, a Federação dos Prefeitos, vem dar o primeiro exemplo, fazer o primeiro gesto, declarando que o Maranhão quer união. Demostrando que o Maranhão quer paz, e que esse grupo, que se iniciou lá atrás, com o Governador Flávio Dino, que está dando continuidade com o Governador Carlos Brandão e o Vice Governador Felipe Camarão, e está pronto para se fortalecer e continuar trabalhando em prol do Maranhão. Todos os prefeitos estão felizes, satisfeitos, porque queremos que as políticas públicas cheguem na ponta, cheguem a quem realmente precisa, e é nos municípios que se faz a política pública. Então, a FAMEM agora, Independente, Unida e Forte, será um marco na reconstrução deste grupo político, tão forte e que tanto fez pelo Maranhão”
Com essas palavras, o candidato a vice-presidente na chapa ‘FAMEM Independente, Unida e Forte’, Dr. Júnior, definiu o espírito reconciliador e de coesão dos grupos políticos para a eleição da nova diretoria da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), que será realizada no próximo dia 15 de janeiro. O processo de inscrição das chapas foi encerrado na última sexta-feira (10), e definiu a disputa em torno de uma única candidatura.
Articulação, reconciliação e união
A chapa única é liderada pelo prefeito de Bacabal, Roberto Costa (MDB), e conta como 1ª vice-presidente o prefeito reeleito de Peritoró, Dr. Júnior (PP), e a 2ª vice-presidente, a prefeita Sâmia Coelho Moreira Carvalho (PDT), além de nomes de prefeitos e prefeitas de diversas regiões do Maranhão, garantindo a representatividade dos gestores por todo o Estado.
De acordo com o prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, a coesão em torno de uma candidatura única foi fruto de um grande sentimento de reconciliação para um grupo que, apesar de ter passado por diferenças e atribulações, enxerga no fortalecimento da FAMEM um saldo decisivo na construção de um grande projeto político para o Maranhão. “Chegamos todos a um consenso e temos ciência de que é um momento único, para dirimir todas as diferenças, chegar ao entendimento, unir e compartilhar as ideias e reiniciar uma caminhada, ainda mais forte, pelo futuro do nosso estado”, concluiu.