Democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo. A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal (o voto). É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto.
Ouvidoria é um espaço que funciona como uma ponte entre a população e as instituições. É um serviço aberto ao cidadão para escutar as reivindicações, as denúncias, as sugestões e também os elogios referentes aos diversos serviços disponíveis à população.
Os conceitos acima descritos são universais, portanto, a Prefeitura de Pedreiras, por meio da Assessoria de Comunicação e da Controladoria Geral do Município, quando criou o serviço FALA, CIDADÃO!, não está “inventando a roda”. O serviço de OUVIDORIA já existe no sistema democrático, funciona em todo o Brasil e está instalado em várias cidades brasileiras há muitos anos, conclamando o cidadão a se manifestar e a buscar soluções para a governabilidade.
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedreiras é um órgão de divulgação das ações da administração municipal, de forma planejada, para levar ao cidadão as informações da gestão, o que vem fazendo através dos vários meios que dispõe, e em parceria com os veículos de comunicação de Pedreiras e região, como blogs, emissoras de rádio e TVs.
A Controladoria é um órgão de controle interno da gestão. Para melhor entendimento, para a administração pública os órgãos de controle externo são os Tribunais de Contas, Ministério Público, Controladoria Geral da União e o Poder Legislativo, e o Controle Interno é exercido pela Controladoria Municipal, cuja principal finalidade é realizar auditorias preventivas e interagir com o controle externo, quando necessário.
O serviço de OUVIDORIA – FALA, CIDADÃO! Foi lançado no mês de outubro de 2017, em Pedreiras, com a finalidade de ouvir a população, e dar provimento às suas demandas, e assim está procedendo. Desde que iniciou seu funcionamento, na última segunda-feira (30/10), já foram recebidas 26 demandas dos cidadãos, que foram protocoladas, contendo seu nome, endereço e telefone de contato, e imediatamente repassado aos órgãos responsáveis da área citada, que tomarão as providências necessárias e responderão a este cidadão, prestando contas das ações desenvolvidas para atendê-lo, e também igualmente atender a nossa comunidade. Portanto, reiteramos que TODAS as demandas já encaminhadas ao FALA, CIDADÃO! Tiveram seus encaminhamentos aos órgãos competentes no sentido de resolver os problemas.
O encaminhamento e o acompanhamento estão sendo feitos, porém, é necessário que se esclareça que todos os problemas de uma cidade como Pedreiras, ou qualquer outra, não serão resolvidos num passe de mágica, portanto, desde a última segunda-feira (30/10), foi iniciado o serviço de ouvidoria, e seus devidos encaminhamentos. A gestão está analisando as formas de contemplar as demandas e resolver os problemas, e oportunamente serão resolvidos.
O cidadão pela primeira vez está sendo chamado democraticamente a participar de uma administração pública municipal em Pedreiras, e como tudo que é novo, gera dúvidas, e às vezes até mesmo mal-entendidos ou descrédito, porém é necessário a sua participação neste processo, que vai gerar uma nova forma de gestão, com mais respeito ao cidadão, com mais ações de acordo com as reais necessidades das comunidades. Isso incomoda e bate de frente com pessoas ou grupos que torcem para que o governo não dê certo, e que não corresponda aos anseios daqueles que elegeram este grupo para governar. Isso incomoda porque algumas pessoas ou grupos querem ser detentores exclusivos da opinião da população, a serviço do “quanto pior, melhor!” – aqueles que torcem para que as coisas não funcionem bem para o Município, para que possam tirar proveito da desgraça do povo, que é também, e especialmente, o abandono ao nosso Município.
Então, cabe a você, cidadão, apontar os erros e acertos da gestão, fazer isso num canal direto entre você, o prefeito, os secretários e diretores dos órgãos públicos, que prioritariamente, é que tomarão as providências e resolverão os problemas de nossa cidade.
Utilize o FALA, CIDADÃO! Nosso serviço de OUVIDORIA de Pedreiras, faça sua denúncia, reclamação, solicitação, sugestão ou elogio, e tenha a certeza de que suas demandas serão encaminhadas, analisadas e resolvidas, e assim, você estará ajudando a governar Pedreiras.
ENCAMINHAMENTOS:
Telefone/Whatsapp – 99 – 98129-4667 – Segunda a sexta-feira, das 08 às 14 horas
Email: pedreiras.ascom@gmail.com – Todos os dias, a qualquer hora.
Site: pedreiras.ma.gov.br – LINK: OUVIDORIA – Todos os dias, a qualquer hora.