Connect with us
Hora

OPINIÃO DO MS

PANDEMIA E DEMOCRACIA NO BRASIL

Publicado

em

Brasil, vive um dos piores momentos de sua história, pois está enfrentando o COVI-19, o novo coronavírus. O vírus surgiu na China no dia 31 de dezembro de 2019 em  Wuhan, cidade chinesa com 11 milhões de habitantes. No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou em 26 de fevereiro o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Foi o início de uma guerra contra um inimigo invisível e com alto poder de transmissão, logo o Ministério da Saúde recomendou o isolamento social para combater o avanço da pandemia no país. O covid-19, matou 276 mil pessoas em todo o mundo, e mais de 10 mil pessoas no Brasil. Em meio a pandemia os brasileiros têm que lidar com mais três crises: a política, ameaça à democracia e briga do presidente do Brasil com o grupo globo.

CRISE POLÍTICA

O presidente Jair Bolsonaro pediu, em pronunciamento em rede nacional de televisão e rádio exibido na noite de terça-feira, 24 de março, a reabertura do comércio e da escolas e o fim do “confinamento em massa”. Chamou o covid-19, de gripezinha e resfriadinho. Foi o início da crise entre Jair Bolsonaro e Dr. Luiz Henrique Mandetta, então Ministro da Saúde, Mandetta, defendia a manutenção do Isolamento social, isso deixou os brasileiros divididos, perdidos, não sabiam a quem seguir, seguir o presidente ou ministro. Estava instalada a crise política no governo Bolsonaro, a saída de Mandetta foi logo especulada, mas, houve uma manifesto entre o povo e os políticos, Bolsonaro voltou atrás naquele momento, porém, em 16 de abril, Mandetta, anunciou em sua rede social que tinha sido demitido, essa foi a primeira crise. No dia 24 de abril, o ex-juiz Sergio Moro, pediu demissão do Ministério da Justiça, toda essa crise no meio da maior pandemia viral da história do país.

AMEAÇA À DEMOCRACIA

Além de enfrentar o covid-19, os brasileiros precisam ver o seu presidente que foi eleito democraticamente participar de atos contra a democracia e contemplar a briga entre Bolsonaro e a rede Globo de televisão.

Crise política, ameaça à democracia e a briga entre Bolsonaro e a rede Globo de televisão, tudo isso é questionável, cada um pode ter uma visão, um posicionamento, porém, no meio de disso tudo, tem um fato, pessoas estão morrendo, mais de 10 mil pessoas já morreram no Brasil, são muitas famílias chorando, é chegado o momento de pensarmos no coletivo, de unir forças para combater esse Coronavírus. O Brasil é maior que Bolsonaro, é maior que Lula, é maior que a Globo, os brasileiros são maiores que qualquer político ou emissora. É preciso estarem unidos em um só pensamento para não perderem  a democracia, para não perderem a liberdade de expressão.

Continuar Lendo

Destaques da Semana