terça-feira, novembro 26, 2024

Pedreiras e Trizidela do Vale enfrentam nova onda de infecções da Covid-19

Peritoró e Região

Os dados mais recentes da Covid-19 no Estado do Maranhão mostram que é preciso continuar a prevenção e os cuidados. Não há muito alerta por conta do baixo índice de mortes, mesmo assim, boa parte da população de Pedreiras, Trizidela do Vale e região, está contaminada por conta de uma nova onda de infecções. 

Nas últimas 72 horas foram várias as internações por Covid-19 em enfermarias e UTI com entubação e há casos de pessoas que, nos últimos dias, morreram mesmo estando imunizadas com duas doses, pois estavam com 90% de ambos os pulmões comprometidos.

Felizmente, a maioria dos casos não tem muita gravidade porque grande parte da população está imunizada. Acontece que os idosos e pessoas com comorbidades continuam sendo os alvos maiores da pandemia, especialmente os que não se vacinaram.

Os dados mais recentes em Pedreiras informam que a cidade já registrou, ao todo, 6.916 casos confirmados e 123 óbitos. 

Em São Luís, a situação também não está fácil. Um trabalho de atendimento para testagem em massa contra a Covid-19, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Parque do Rangedor, registrou aumento na busca pelo serviço, em seu segundo dia de funcionamento, em drive-thru, na última segunda-feira (4). Cerca de 26,5% dos testes deram positivo para a Covid-19 no primeiro dia de atividade.

Na ocasião, foram registrados 1.413 testes no drive-thru. A média de 26,5% de casos positivos acendeu o alerta quanto aos riscos da doença. O número superou os índices do último atendimento para testagem em massa, em janeiro deste ano.