Connect with us
Hora

Política

Após atuação de Umbelino Junior, Lula Fylho deixa Secretaria de Saúde

Publicado

em

Após atuação de Umbelino Junior, Lula Fylho deixa Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São Luís confirmou a saída da Lula Fylho da Secretaria Municipal de Saúde. Com uma gestão marcada por críticas em torno de sua administração, Lula deixa a pasta após ser investigado pela Polícia Federal por suspeita de superfaturamento na compra de EPI’S e materiais utilizados para combater a pandemia na capital.

As denúncias partiram do vereador Umbelino Junior (PRTB) que levou as informações para Polícia Federal e demais órgãos. O vereador realizou fiscalizações nas dependências da saúde e constatou várias irregularidades.

RELEMBRE O CASO:

Sete fiscalizações foram feitas pelo vereador Umbelino Junior (PRTB) em dependências administradas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), após o parlamentar receber diversas denúncias de profissionais da saúde que criticaram a falta de equipamentos de proteção individual nas unidades hospitalares da capital maranhense.

Em pelo menos dois hospitais, foram registrados pelo próprio parlamentar a baixa resistência dos materiais utilizados pelos técnicos e enfermeiros. A reclamação motivou Umbelino a vistoriar o almoxarifado da Secretaria da Saúde, localizado na BR 135. No local, funcionários tentaram impedir a entrada do parlamentar que foi obrigado a acionar a Polícia Militar para desempenhar o trabalho como fiscalizador do Poder Público.

DENÚNCIAS:

Durante a vistoria, Umbelino verificou que no estoque haviam cerca de 45 mil unidades de máscara N95, aproximadamente 59 mil máscaras cirúrgica descartável e 2.725 aventais impermeáveis. O que chama atenção é que após o município decretar situação de calamidade pública, pelo menos dois contratos foram firmados para a compra de materiais numa grande quantidade que até o momento não chegou no local.

Segundo o levantamento, as empresas deveriam fornecer no mês de abril, 320 mil máscaras entretanto, conforme planilha demonstrativa apresentada pelo funcionário da terceirizada, nos meses de abril e maio deste ano, foram recebidas 67.524 máscaras, assim restam pendentes as entregas de 252.477 unidades de máscaras.

VEREADOR DENUNCIA EMPRESA SEM SEDE ADEQUADA

Umbelino também analisou os contratos firmados pelo município. Segundo informações divulgadas pelo Portal da Transparência, consta a contratação da empresa PRECISION SOLUÇÕES EM DIAGNÓSTICOS LTDA, onde o contrato firmado n° 100/2020 confirma a compra de 270 mil unidades de máscara cirúrgica descartável tripla, filtragem superior a 95% em não tecido, o valor total dos materiais adquiridos chega a R$ 2.673.000,00. Reveja a denúncia aqui POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA IRREGULARIDADES NA SAÚDE APÓS DENÚNCIA DO VEREADOR UMBELINO JÚNIOR

No mesmo contrato, a descrição indica que a empresa está localizada na Rua 04, quadra 03, n° 15, conjunto Habitacional Vinhais, mas no local não há nenhuma instituição ou placa indicando a existência de alguma empresa.

Diante dessas informações, o vereador afirma que irá acionar os demais órgãos fiscalizadores para investigar as denúncias e formular um pedido de impeachment do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr e a saída de Lula Fylho da Secretaria Municipal de Saúde.

“Irei dar entrada na Câmara Municipal de São Luís em um pedido de impeachment do prefeito de São Luís e a saída do Secretário. Estamos num momento crítico, delicado onde vidas estão se perdendo e o que estamos constatando é que o dinheiro público não está sendo aplicado. Nossa população precisa ser respeitada, a saúde tem que ser levada a sério e não iremos parar”, afirmou Umbelino Junior.

Política

André Fufuca, Deputado Federal Maranhense na construção da eleição de Arthur Lira

Entre os parlamentares que coordenaram a eleição de Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, se destaca o Deputado Maranhense André Fufuca.

Publicado

em

Por

O Jornal O Estado de São Paulo, produziu um infográfico relacionando quem foram os parlamentares que coordenaram a construção da eleição de Arthur Lira para a Câmara e Rodrigo Pacheco para o Senado.
Entre senadores, deputados, ministros que formam a tropa, o único Maranhense é o Deputado Federal André Fufuca, Presidente do Progressistas no Maranhão.
Não é a primeira vez que André Fufuca se destaca dos demais Parlamentares Maranhenses em termo de articulação em Brasília. Em 2017 e 2019, foi o único dos 21 Parlamentares Maranhenses que foi eleito para a mesa diretora do Congresso Nacional.
Enquanto alguns passaram a imagem de grandes articuladores sem articularem nada, Fufuca sem fazer alarde nenhum, mostra como se faz política de verdade.

Continuar Lendo

Política

PRESIDENTE JAIR BOLSONARO CUMPRE AGENDA EM ALCÂNTARA NESTA QUINTA-FEIRA

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), estará novamente no Maranhão nesta próxima quinta-feira,11

Publicado

em

Por

Desta vez, a agenda inclui uma visita ao Centro de Lançamento de Alcântara para participar da Cerimônia de Entrega de Título de Propriedade no município.

O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) vai compor a comitiva presidencial. O horário, bem como todo o roteiro da visita, ainda vai ser divulgado pelo Palácio do Planalto.

Desde o início do seu mandato, esta será ser a segunda vez que o presidente visitará o Maranhão.

Em outubro de 2020, a convite do senador Roberto Rocha, ele esteve em São Luís e Imperatriz para inaugurar obras federais e anunciar projetos para o Estado.

Continuar Lendo

Política

SIMPLICÍO ARAÚJO PRETENDE LANÇAR DR. LUCAS VELOSO COMO CANDIDATO A DEPUTADO EM 2022

As eleições de 2022 serão disputadas daqui a pouco mais de um ano e meio, e eis que nomes já começam a surgir.

Publicado

em

Por

Dr. Lucas e o secretário
As eleições de 2022 serão disputadas daqui a pouco mais de um ano e meio, e eis que nomes já começam a surgir.
O Secretário de Estado de  Indústria e Comércio do Maranhão, Simplício Araújo, cogita lançar o jovem Advogado Lucas Veloso, como candidato a Deputado em 2022.
Deputado Estadual ou Federal? Quem é Lucas Veloso?
Lucas Veloso é de Parnarama-MA, tem 26 anos, é advogado, professor, palestrante, escritor, servidor público, idealizador do Curso ENEMJUV, que leva ensinamentos gratuitos aos jovens vestibulandos, é líder do Grupo Juventude Parnaranense, além disso, Lucas foi assessor do Governo do Estado do Maranhão, da Assembleia Legislativa do Piauí e da Prefeitura de Teresina.
O jovem atualmente é Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Del Museo Social Argentino  (UMSA), na Argentina, e em 2020, teve seu nome lançado como pré-candidato a Prefeitura de Parnarama. 
Ele é um jovem lutador  incansável pela juventude parnaramense, a juventude é sua principal bandeira de luta, o amor pela cidade e a esperança de dias melhores aos maranhenses, e agora, Lucas tem sido cotado  para ser candidato a Deputado e vamos aguardar mais novidades sobre essa pretensão nas próximas eleições de 2022.
Continuar Lendo

Destaques da Semana