Connect with us
Hora

Política

Após atuação de Umbelino Junior, Lula Fylho deixa Secretaria de Saúde

Publicado

em

Após atuação de Umbelino Junior, Lula Fylho deixa Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São Luís confirmou a saída da Lula Fylho da Secretaria Municipal de Saúde. Com uma gestão marcada por críticas em torno de sua administração, Lula deixa a pasta após ser investigado pela Polícia Federal por suspeita de superfaturamento na compra de EPI’S e materiais utilizados para combater a pandemia na capital.

As denúncias partiram do vereador Umbelino Junior (PRTB) que levou as informações para Polícia Federal e demais órgãos. O vereador realizou fiscalizações nas dependências da saúde e constatou várias irregularidades.

RELEMBRE O CASO:

Sete fiscalizações foram feitas pelo vereador Umbelino Junior (PRTB) em dependências administradas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), após o parlamentar receber diversas denúncias de profissionais da saúde que criticaram a falta de equipamentos de proteção individual nas unidades hospitalares da capital maranhense.

Em pelo menos dois hospitais, foram registrados pelo próprio parlamentar a baixa resistência dos materiais utilizados pelos técnicos e enfermeiros. A reclamação motivou Umbelino a vistoriar o almoxarifado da Secretaria da Saúde, localizado na BR 135. No local, funcionários tentaram impedir a entrada do parlamentar que foi obrigado a acionar a Polícia Militar para desempenhar o trabalho como fiscalizador do Poder Público.

DENÚNCIAS:

Durante a vistoria, Umbelino verificou que no estoque haviam cerca de 45 mil unidades de máscara N95, aproximadamente 59 mil máscaras cirúrgica descartável e 2.725 aventais impermeáveis. O que chama atenção é que após o município decretar situação de calamidade pública, pelo menos dois contratos foram firmados para a compra de materiais numa grande quantidade que até o momento não chegou no local.

Segundo o levantamento, as empresas deveriam fornecer no mês de abril, 320 mil máscaras entretanto, conforme planilha demonstrativa apresentada pelo funcionário da terceirizada, nos meses de abril e maio deste ano, foram recebidas 67.524 máscaras, assim restam pendentes as entregas de 252.477 unidades de máscaras.

VEREADOR DENUNCIA EMPRESA SEM SEDE ADEQUADA

Umbelino também analisou os contratos firmados pelo município. Segundo informações divulgadas pelo Portal da Transparência, consta a contratação da empresa PRECISION SOLUÇÕES EM DIAGNÓSTICOS LTDA, onde o contrato firmado n° 100/2020 confirma a compra de 270 mil unidades de máscara cirúrgica descartável tripla, filtragem superior a 95% em não tecido, o valor total dos materiais adquiridos chega a R$ 2.673.000,00. Reveja a denúncia aqui POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA IRREGULARIDADES NA SAÚDE APÓS DENÚNCIA DO VEREADOR UMBELINO JÚNIOR

No mesmo contrato, a descrição indica que a empresa está localizada na Rua 04, quadra 03, n° 15, conjunto Habitacional Vinhais, mas no local não há nenhuma instituição ou placa indicando a existência de alguma empresa.

Diante dessas informações, o vereador afirma que irá acionar os demais órgãos fiscalizadores para investigar as denúncias e formular um pedido de impeachment do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr e a saída de Lula Fylho da Secretaria Municipal de Saúde.

“Irei dar entrada na Câmara Municipal de São Luís em um pedido de impeachment do prefeito de São Luís e a saída do Secretário. Estamos num momento crítico, delicado onde vidas estão se perdendo e o que estamos constatando é que o dinheiro público não está sendo aplicado. Nossa população precisa ser respeitada, a saúde tem que ser levada a sério e não iremos parar”, afirmou Umbelino Junior.

Notícia Geral

VEREADORA CAMILA DO CHICO MIGUEL INDICA A CRIAÇÃO DO AUXÍLIO TRANSPORTE PARA ESTUDANTES PERITOROENSES

Camila do Chico Miguel, indica ao poder público municipal a criação do auxílio transportes para estudantes que estão em faculdades ou universidades em cidades circunvizinhas.

Publicado

em

Por

A parlamentar ainda afirma que: "A imposição deste Projeto de Lei, visa a garantia de aprofundamento do ensino, princípios da Dignidade da Pessoa Humana e da Universalização do Ensino, e que o presente Projeto vem garantir que o município possa oferecer transporte aos estudantes de nível superior que não dispõem atualmente de uma vasta rede de Instituição de Ensino Superior em sua localidade ou mesmo a oferta", finalizou a vereadora.

Durante a 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Peritoró-MA, a vereadora Camila do Chico Miguel, apresentou uma importante Indicação. A vereadora solicita ao Executivo Municipal por meio da indicação n° 066/2021, para que tome providências, no sentido de enviar um Projeto de Lei que assegure transporte para alunos de ensino superior, que residem no município de Peritoró-MA e precisam deslocar-se a outros municípios para o devido exercício educacional, conforme minuta em anexo.


A edil justifica ressaltando os direitos constitucionais, que garantem a educação e os municípios brasileiros têm a incumbência constitucional de atuar prioritariamente no ensino fundamental e educação infantil, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegurando transporte escolar aos alunos da rede municipal, entretanto, Não impede de possibilitar o deslocamento dos alunos do ensino superior.
A parlamentar ainda afirma que: “A imposição deste Projeto de Lei, visa a garantia de aprofundamento do ensino, princípios da Dignidade da Pessoa Humana e da Universalização do Ensino, e que o presente Projeto vem garantir que o município possa oferecer transporte aos estudantes de nível superior que não dispõem atualmente de uma vasta rede de Instituição de Ensino Superior em sua localidade ou mesmo a oferta”, finalizou a vereadora.

Continuar Lendo

Política

KARLA COGEAL REÚNE-SE COM CARLOS LULA E PEDE APOIO PARA OS ENFERMEIROS DE LIMA CAMPOS

Karla Cogela pediu o apoio de Carlos Lula, secretário estadual de saúde, o apoio para os enfermeiros de Lima Campos

Publicado

em

Por

Karla Cogeal, vereadora de Lima Campos-MA, esteve reunida com Carlos Lula, secretário estadual da saúde, no município de Presidente Dutra-MA, na oportunidade, a vereadora mostrou a indicação que apresentou na Câmara Municipal de vereadores, em defesa dos enfermeiros de seu município. 

Karla Cogeal, vereadora de Lima Campos-MA, esteve reunida com Carlos Lula, secretário estadual de saúde, no município de Presidente Dutra-MA, na oportunidade, a vereadora mostrou a indicação que apresentou na Câmara Municipal de vereadores, em defesa dos enfermeiros de seu município. 

Entregando ao secretário Carlos Lula a minha indicação que fiz em defesa da classe da enfermagem, tenho certeza que Carlos Lula vai dá todo apoio necessário a causa, de Karla Cogeal.

Quero depositar todo meu apoio ao projeto que a vereadora Karla Cogeal  está nos mostrando nesse momento, é fundamental reconhecer a classe da enfermagem principalmente nesse momento pelo qual estamos passando, entendemos que ao longo dos anos a classe não foi valorizada como deveria, portanto, todas as iniciativas no sentido de prestigiar os enfermeiros juntamente com os técnicos de enfermagem são necessários, por isso, peço o apoio da cidade de Lima Campos para reconhecer e efetiva-los, disse Carlos Lula 

Continuar Lendo

Política

GILVAN MORENO REQUISITA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA NO BAIRRO ALTO DA BELA VISTA

Bairro Alto da Bela Vista, de São Mateus-MA

Publicado

em

Por

Na última Sessão da Câmara Municipal de São Mateus-MA, realizada nesta terça-feira (04), o vereador Gilvan Moreno, apresentou e teve aprovado um requerimento.
Por meio do requerimento de n° 069/2021, o vereador requer a construção de uma escola no bairro Alto da Bela Vista, no município de São Mateus.
O vereador justifica que o bairro foi criado há 10 anos, e residem cerca de mil famílias, e as crianças precisam deslocar-se para escolas em outros bairros da cidade, por não haver uma unidade escolar nesta localidade.
O parlamentar afirma ainda que a construção da escola promoverá vários benefícios para a comunidade como geração de emprego, renda, um maior incentivo à educação, e com essa facilidade ao acesso, diminuirá a superlotação de alunos nas demais unidades de ensino, explica o vereador. 

Continuar Lendo

Destaques da Semana